Na pressão! Sinergia força Coelba a negociar e tenta construir acordo em mesa

Foi realizada nesta segunda, 20, e terça, 21, uma nova rodada de negociação entre a Coelba e o Sinergia. Os encontros foram marcados pelos debates das cláusulas específicas, onde a empresa apresentou uma nova resposta para o conjunto da pauta. Apesar de trazer novidades no primeiro dia, a proposta ainda estava muito distante do que se espera de um acordo justo. Os representantes sindicais avaliaram item por item e, numa clara demonstração de negociar, apresentaram uma contraproposta para ser apreciada pela Coelba. Já no segundo dia, a empresa até fez alguns ensaios, mas sempre com situações desfavoráveis em outro item da pauta como contrapartida. Ou seja, avançava em uma cláusula e recuava em outra.

Novamente, os dirigentes sindicais formularam uma contraproposta para o conjunto da pauta, exigindo da empresa compromisso nas respostas para que o acordo fosse se desenhando. Importante destacar que nesta rodada, o plano de saúde não foi objeto de debate, já que sua discussão, pela importância e complexidade, será feita de forma exclusiva em outra negociação. Os dirigentes sindicais, entretanto, reafirmaram que a construção do acordo perpassa pela resolução da questão do plano.

Diante da cobrança do Sinergia pela resposta da contraproposta apresentada, os representantes da empresa informaram que havia a necessidade de analisar novamente o conjunto do acordo, fazendo consultas para algumas áreas internas da empresa e, também, para a direção da Neoenergia. Solicitaram então que uma nova rodada fosse realizada nos dias 27 e 28, onde apresentará as respostas, inclusive com novidades em relação ao plano de saúde.

Na avaliação do sindicato, a rodada traz um novo cenário, onde mesmo com a timidez da empresa na sua proposta inicial, os debates decorrentes das contrapropostas apresentadas pelo sindicato, conduz a negociação para um novo patamar. “Precisamos agora que a Coelba faça sua parte, buscando as autorizações necessárias para sairmos do impasse. Vimos sinalizações sobre o conjunto do acordo, mas é preciso que nesse pacote esteja também a solução para o plano de saúde”, destacou o coordenador da campanha Dailton Cerqueira.

Como a última proposta da Coelba para as cláusulas foi negada pelo sindicato e feito uma contraproposta, para evitar desinformação, iremos publicar os conteúdos, quando estes forem efetivamente acordados em mesa.

Esclarecimento sobre a negociação do plano de saúde

A direção do Sinergia tem uma responsabilidade imensa nas discussões sobre o plano de saúde. Temos muito orgulho em poder dizer que, através da nossa luta, habilidade e compromisso, estamos completando cinco anos sem mudança nas alíquotas de desconto do plano, tanto para os ativos como para os aposentados. Isso inclusive em um cenário extremamente adverso, onde os custos médicos cresceram e a pressão do mercado dificulta as negociações.

Temos a exata noção que o plano de saúde é o principal benefício da nossa categoria. Atualmente, ele é o responsável pela preservação da vida de mais de 23 mil pessoas. Ou seja, pesa sobre nós uma gigantesca responsabilidade. E dela não nos furtamos. Tratamos desta cláusula com uma atenção diferenciada, dando sempre a importância que ela merece.
As negociações com a Coelba sobre o plano é sempre cercada de muita disputa. Do nosso lado, procuramos encontrar os caminhos, priorizando os interesses do conjunto dos usuários do plano de saúde. Isso exige uma grande capacidade de resistência, já que a empresa busca a todo custo diminuir sua responsabilidade. Mas, nossa perspicácia se mantém a cada nova investida e mantemos o plano preservado.

Não é justo, portanto, que pessoas mal intencionadas e com interesses escusos se aproveitem desse momento crítico da negociação, onde o sindicato já deixou claro que não há acordo sem resolução das questões referentes ao plano de saúde, para espalhar falsas notícias, inclusive dando instabilidade na categoria e enfraquecendo a nossa luta. A quem estas pessoas ajudam fazendo esse tipo de coisa? É o tipo de comportamento que divide, ao invés de somar. Que cria a insegurança e o pânico desnecessário, dificultando todo processo.

Atitudes como essa não irão nos abalar. Estamos muito mais preocupados em encontrar os caminhos que nos leve a solução desse impasse e garanta a continuidade do plano para todos nós, ativos e aposentados. Seguiremos firmes na defesa inexorável dos interesses dos coelbanos, buscando um acordo justo e a altura do que merecemos. Nosso objetivo engloba sempre os aposentados. Prova disso é que as discussões sobre o plano têm sempre um representante da associação dos aposentados presente na mesa. É assim que fazemos a luta, somando as forças.

Importante esclarecer que não há nenhuma situação definida sobre o plano. A empresa não trouxe ainda nenhuma proposta que fosse sequer analisada pelo sindicato. Dessa forma, pedimos para toda categoria seguir unida e focada na busca por acordo justo, contemplando os nossos principais interesses.

Enviar mensagens inverídicas e tentar criar o pânico com mentiras e falsas narrativas só faz atrapalhar e confundir a categoria. Pedimos, portanto, que cada trabalhador se atenha apenas as informações oficiais do Sinergia, seja pelo site, redes sociais ou através de nosso jornal Alarme. Para nós, sindicato é coisa séria!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*