Ex dirigente do Sinergia e atual vice presidente da ALBA, deputado Paulo Rangel (PT), esteve presente na manhã de hoje (16), no ato contra a privatização da Eletrobras/CHESF, na porta da empresa, em Salvador, ao lado dos demais chesfianos e dirigentes do Sinergia.
Em um discurso histórico, Rangel relembrou a fundação da Chesf e ressaltou sua importância para o Nordeste. “A Chesf zela de grandes rios que são responsáveis pela geração de energia, o Rio São Francisco e o Rio Paraíba, rios inclusive, que desce em regiões áridas como o Piauí e semiárido baiano. Uma privatização da CHESF é ilógica e irracional. Como sabemos, o Rio São Francisco em seu sub médio tem praticamente 91% das suas águas armazenadas para a geração de energia, porém essa água também é utilizada para outros fins, a exemplo a irrigação, da navegação, do abastecimento humano e animal, todas essas atividades, estarão comprometidas. Não é possível imaginar o capital internacional tomando conta desse enorme manancial” destacou.
Nos Estado Unidos, nesse grande arauto da privatização, todas as usinas hidroelétricas são administradas pelo estado e diga-se de passagem, a administração de recursos hídricos é tida como atividade de segurança nacional, controlada inclusive pelo exército americano.
Ao lado do Senador Jaques Wagner, o deputado vai articular para evitar a aprovação da MP 1031 no Senado. “A MP impactará fortemente sobre a vida da população brasileira naquilo que diz respeito à geração e transmissão de energia, tarifas e controle dos mananciais hídricos do país”, frisou.
História de luta – O Deputado Estadual Paulo Rangel é natural da cidade de Paulo Afonso (BA). Começou sua vida pública e política nos movimentos estudantis, participou da luta contra a ditadura militar e da redemocratização do Brasil. Teve participação destacada no movimento sindical, ocupando os cargos de Presidente do Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia), Secretário-Geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Bahia) e Dirigente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU/CUT). Como funcionário da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) foi designado para ser Administrador Regional no município de Paulo Afonso.
Como Deputado Estadual tem exercido seu mandato na luta e defesa da agricultura familiar, do setor elétrico, dos serviços públicos, na defesa dos direitos da mulher, negros e índios e o incentivo às atividades artístico culturais, turísticas e educacionais.
Seja o primeiro a comentar