Negociação limitada

Neoenergia sugere limitação de cláusulas a serem discutidas e, ainda assim, não apresenta proposta

Não faltou persistência e argumentação dos dirigentes sindicais para sensibilizar a Neoenergia/Iberdrola na negociação realizada ontem, 15, com a holding. Antes mesmo da reunião, a Neoenergia/Iberdrola já havia informado sua pretensão de discutir apenas algumas cláusulas da pauta, sem querer permitir que cláusulas consideradas como essenciais para os sindicatos fossem debatidas diretamente com as empresas nos respectivos estados.
Os dirigentes da Intersindical avaliaram que é necessário resolver algumas pendências e assegurar compromissos sobre as demais cláusulas, podendo até flexibilizar a discussão na nacional em relação à alguns itens, desde que sejam feitos ajustes que facilitem sua discussão diretamente com as empresas.

Mesmo demonstrando a intensão de seguir negociando, ajustando inclusive os pontos cruciais, a Neoenergia/Iberdrola se mostrou inflexível na reunião. O clima chegou a ficar tenso na medida em que os dirigentes sindicais foram enfáticos em tentar iniciar o debate das cláusulas e encontrar uma solução para o impasse criado pela holding. “Existem pontos sensíveis da pauta, que precisam ter uma definição concreta da Neoenergia/Iberdrola. Não podemos simplesmente ignorá-los e continuar com dificuldades em resolvê-los, principalmente se forem tratados diretamente com as empresas sem antes ocorrer uma sinalização da holding”, explica Elton Barbosa, dirigente do Sindurb.

Apesar da argumentação dos dirigentes, a Neoenergia/Iberdrola seguiu na sua postura insensível, não apresentando sequer proposta para as cláusulas que se comprometeu em negociar (Vigência, Reajuste, Piso, Vale Refeição e Abono). A reunião foi concluída com a definição de uma nova rodada na próxima quinta, 22, oportunidade em que os dirigentes da Intersindical esperam que Neoenergia/Iberdrola apresente alguma proposta concreta e demonstre sensibilidade para ajustar os itens que precisam ser tratados.

“O próximo encontro teremos um cenário mais concreto, já deve ocorrer nesse intervalo a divulgação dos resultados do terceiro trimestre. Poderemos assim verificar a situação financeira das empresas e negociar com as cartas na mesa”, finalizou José Fernandes, coordenador da Intersindical.

Sindicatos chamam a atenção para riscos de trabalhadores em corte de energia

Durante a reunião, os dirigentes cobraram a responsabilidade da Neoenergia/Iberdrola em relação a postura que tem adotado com os trabalhadores que realizam corte e outras atividades de risco. O assassinato do eletricista em Pernambuco revela, lamentavelmente, a situação que estes profissionais estão expostos, apesar disso, as empresas seguem mantendo a mesma rotina com cobrança de realização de corte inclusive à noite. Os sindicatos foram enfáticos em repudiar o que vem ocorrendo com o desrespeito a vida dos trabalhadores.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*