Sinergia solicita participação na apuração do acidente com terceirizados da Chesf

Chesf tem responsabilidade realizar  fiscalização permanente das atividades contratadas.

 

O Sinergia enviou correspondência para a diretoria da Chesf solicitando participação nas apurações do acidente que vitimou fatalmente três eletricitários que realizavam trabalhos de recapacitação da linha de transmissão da Chesf, na Bahia.

Considerando que os trabalhadores são de uma empresa terceirizada, a Chesf tem  responsabilidade realizar   fiscalização permanente das atividades contratadas. Assim sendo, o Sinergia entende que a apuração deve ser norteada pela transparência, inclusive com a participação da entidade e dos demais órgãos de fiscalização, entre eles o MPT e Polícia Civil.

A participação do Sinergia servirá não só para emprestar maior transparência acerca da apuração sobre as causas do acidente e das medidas adotadas de amparo e acolhimento dos familiares dos trabalhadores mortos e feridos, mas, sobretudo, para contribuir com proposições acerca das medidas preventivas doravante implementadas pela CHESF, com vistas a evitar e prevenir a ocorrência de novos acidentes.

Confira a íntegra da carta enviada:

Salvador, 17 de dezembro de 2019

Carta Nº 337/2019 – SG

Ao Ilmo.

Rodrigo Carneiro Lira

M.D: Relações Sindicais da CHESF – Recife/PE

Prezado senhor,

  Ao cumprimentá-lo, informamos que foi com profunda tristeza que tomamos conhecimento do acidente de trabalho ocorrido no último dia 15.12.2019, que resultou na morte de três prestadores de serviços à CHESF, ferindo outros dois.

Ante a gravidade do acidente, faz-se necessário o acompanhamento do Sindicato da categoria, não apenas para emprestar maior transparência acerca da apuração sobre as causas do acidente e das medidas adotadas de amparo e acolhimento dos familiares dos trabalhadores mortos e feridos, mas, sobretudo, para contribuir com proposições acerca das medidas preventivas doravante implementadas pela CHESF, com vistas a evitar e prevenir a ocorrência de novos acidentes.

Cumpre ressaltar, que além de integrar o rol das suas prerrogativas legais, o pleito do SINERGIA tem supedâneo na Cláusula Décima Oitava do ACT nacional, que assegura, textualmente, ao sindicato da categoria acesso a todas as informações, exceto de caráter estratégico e confidenciais, o que não se aplica no caso vertente.

Neste sentido, objetivamente, estamos indicando os nomes dos diretores, Julia Margarida Andrade do E Santo e Jose Bittencourt Barreto Filho para representar o SINERGIA junto a comissão ou qualquer outra instância constituída pela CHESF com objetivo de apurar o acidente.

Atenciosamente.

Rafael dos Santos Oliveira

Coordenador Geral do SINERGIA

1 Comentário

  1. exceto de caráter estratégico e confidenciais, o que não se aplica no caso vertente.
    Tudo pode ser confidencial…
    Quem é culpado não é obrigado a mostrar provas contra si.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*