Após o fechamento do ACT 2024/2026, empresa e sindicatos firmaram o compromisso de realizarem encontros para o acompanhamento do acordo, a chamada “Agenda Positiva”. Nesta quarta, 24, de forma híbrida (presencial e virtual), foi realizado um novo encontro, o segundo este mês.
A reunião teve a participação de participação do VP de Gente e Cultura, José Renato e do PR da Chesf, João Henrique, além dos Relações sindicais Fábio e Jorge Lustosa, o negociador do ACT, Antônio Carlos e o Gerente de Carreira e Remuneração Marcelo Ferreira. Já a bancada sindical foi composta por representantes dos seguintes sindicatos: Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.
Confira o detalhamento dos assuntos e encaminhamentos realizados:
Reembolso Escolar dos Filhos na Faculdade – Haverá regularização do sistema para atender ao Normativo e permitir a opção do reembolso para os filhos que estão cursando faculdade.
Corte de Periculosidade nas férias – Haverá levantamento dos casos. Os sindicatos irão monitorar e discutir com a Chesf, antes de qualquer medida judicial.
Plano de Saúde – O Sinergia BA irá formalizar o pedido de alteração a operadora do saúde de Bradesco para Unimed nos município de Sobradinho, Petrolina e Juazeiro. A empresa está sensível ao pleito.
Penosidade dos Novos Empregados – Será regularizada na folha de pagamento de julho/24.
Acesso dos Dirigentes Sindicais liberados aos sistemas Eletrobras – Em processo de regularização.
Banco de Horas e Turnos de Revezamento – Compromisso de discutir o Banco de Horas da Chesf após a assinatura do ACT pela base de Pernambuco. Qualquer irregularidade praticada nas áreas deverá ser informada ao relações sindicais imediatamente.
Profissionais de RH nos Estados/Regionais – Haverá uma pessoa responsável pelo RH nas grandes regionais como Paulo Afonso.
Primarização na atividade fim – Consultoria foi contratada para fazer esses estudos. Resultado será apresentado no mês de setembro.
Diárias de Viagem – Valor das diárias está sendo revisto e a questão do comprovante é algo também que pode ser ajustado. Sindicato vai continuar acompanhando.
Pagamento do Abono Indenizatório para quem estava cumprindo o aviso prévio do PDV 2022/2023 – Situação pode ser ajustada. O abono abrangeria os trabalhadores que saíram nos meses de Fevereiro, Março e Abril.
Garantia de emprego e PDC anunciado pela Eletrobras – Os sindicatos apresentaram a proposta abaixo para compensar as perdas que o trabalhador pode vir a ter, em caso de adesão ou não, ao PDC:
1. Em caso de adesão ao PDC: Como o valor da garantia de emprego inicia com 12 remunerações permanentes, o PDC, poderia ser com 18 remunerações permanentes sem limite de teto e com uma indenização à parte para compensar o plano de saúde, assim como ocorreu, em momentos anteriores. Essas 18 remunerações seriam a título de compensação dos 20% do FGTS que fica retido nessa modalidade de rescisão de contrato de trabalho como também para compensar a perda do direito ao auxílio desemprego, que corresponde em valores atuais a 11.568,70. Quanto a indenização do plano de saúde propomos que seja o valor correspondente a dois anos de mensalidade de plano de saúde por grupo familiar do empregado.
2. Em caso de não adesão ao PDC – Como as inscrições do PDC se realizarão no mês agosto, propomos que a garantia de emprego de 12 meses, conforme acordo, se inicie a partir do mês de setembro/24, após o término das inscrições do PDC.
A proposta será analisada pela empresa. Assim que tivermos a resposta vamos informar.
Seja o primeiro a comentar