Primeira rodada com a Eletrobras é realizada, mas sem debates de cláusulas

Cenário inicial já revela como deve ser difícil a campanha eletricitários esse ano

A primeira rodada de negociação com a Eletrobras foi realizada no último dia 11, em Brasília.  Neste primeiro encontro, a empresa não trouxe nada positivo para os trabalhadores da Eletrobras. A reunião foi curta e os representantes patronais apresentaram apenas  as premissas da holding para o acordo 2020 e, em seguida, repassou toda a pauta com o posicionamento da empresa. O Sinergia foi representado na negociação pela coordenadora da campanha na Bahia, Julia Margarida e pelo coordenador geral do Sinergia, Rafael Oliveira.

A Eletrobras firmou que adotará as seguintes premissas nas negociações:

1 – Seguir as determinações da SEST;
2 – Alinhas os custos de pessoal aos custos regultórios e custos de mercado;
3 – Não contratar a cláusula oitava;
4 – A discussão será do ACT total, sem aprovação por blocos.

Das 50 cláusulas que serão discutidas a empresa já se posiciona contra a contração de 9, sendo que 2 destas já fazem parte do acordo e são fundamentais para a manutenção das nossas conquistas históricas. A cláusula oitava, que trata dos normativos de RH (fundamental para a manutenção dos nossos benefícios nos moldes atual). É importante destacar que, por exemplo,  foi a existência dessa cláusula que não possibilitou a mudança no PAP para 70/30 como a diretoria da Chesf tentou no mês de novembro passado. A outra cláusula é a 37 que trata do complemento do auxílio doença.

O cenário inicial já revela como deve ser difícil a campanha, exigindo de toda categoria muita participação para reverter as adversidades. “A certeza que temos é que será uma campanha que nos exigirá muita união, paciência, sabedoria e muita disposição para a luta”, frisa a coordenadora da campanha, Julia Margarida.

Suspensão temporária das assembleias 

Em razão emergencial de saúde pública causada pelo Corona Vírus em todo o mundo, a direção do Sinergia decidiu suspender, temporariamente, a realização de assembleias em todo Estado. A medida inclusive suspende a viagem dos diretores para dentro e fora do Estado. Tão logo a situação se normalize, retornaremos com a rotina normal.

As informações da campanha podem ser acompanhada pelo nosso site e pelas páginas do Sinergia nas redes sociais.

Confira o resumo da negociação no nosso acompanhamento das rodadas:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*