
Nos meses de janeiro e fevereiro, trabalhadores da Neoenergia Coelba se mobilizaram em diversas unidades da Bahia em busca de melhores condições de trabalho. As reivindicações eram claras: frota sucateada, falta de equipamentos, escassez de recursos e mudanças que comprometem o descanso dos funcionários.
Agora, algo muito estranho aconteceu. Faltando apenas cinco dias para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a empresa alterou a metodologia de cálculo. Com isso, os trabalhadores foram surpreendidos com valores menores do que os esperados, especialmente aqueles que mais precisam do recurso, como os eletricistas, que recebem, em média, R$ 1.600,00 e contam com esse dinheiro para despesas essenciais no início do ano, como escola dos filhos, material escolar, IPVA e IPTU.
Até o momento, a Neoenergia Coelba não explicou claramente como essa mudança foi feita, qual foi o critério utilizado e para onde foram os valores que “desapareceram”. O que chama ainda mais atenção é que, antes dessa alteração repentina, as lideranças locais haviam apresentado pontuações superiores alcançada pelo coelbanos. Porém, pouco tempo depois, esses mesmos líderes reapareceram com avaliações reduzidas, o que gerou cortes expressivos no valor final da PLR dos trabalhadores.
Outro ponto que chama atenção é que, enquanto os trabalhadores enfrentam cortes na PLR, os líderes estão pulando de alegria com bonificações recordes. Mesmo em UTDs onde, segundo a nova “metodologia”, o desempenho foi classificado como “bom”, esses supervisores e gerentes receberão valores elevados.
E isso levanta uma questão intrigante: se os trabalhadores terão pagamentos reduzidos, como é que os líderes dessas mesmas bases estão sendo tão bem recompensados? Algo não bate e precisa ser esclarecido.
O sindicato segue atento e cobrando transparência e explicações claras sobre essa alteração na metodologia da PLR. O Sinergia vai acionar a Justiça para que estas questões sejam corrigidas e que o processo de distribuição da PLR seja transparente e justo!
Seja o primeiro a comentar