Implantação de nova linha de transmissão pode gerar 4 mil empregos na Bahia

Investimento é de R$ 484 milhões, que pode beneficiar diretamente os municípios de Salvador, Camaçari e Sapeaçu

Serão implantadas novas linhas de transmissão de energia elétrica na Bahia, pela empresa MEZ Energia, que devem gerar cerca de 3 mil empregos diretos na fase de construção, 60 diretos na fase da operação e mais 1 mil empregos indiretos. O protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) foi assinado nesta quarta-feira, 15.

Para isso, o investimento é de R$ 484 milhões, que pode beneficiar diretamente os municípios de Salvador, Camaçari e Sapeaçu. As obras devem ser iniciadas ainda este ano e a previsão do início da operação é para 2023, segundo a SDE.

“Essa é uma grande notícia para os baianos de todos os municípios por onde as linhas de transmissão irão passar, desde Sapeaçu até a capital. A implantação dessa grande rede vai aumentar consideravelmente o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo e o número de empregos. É um grande bálsamo em meio a esse momento difícil de pandemia”, destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE.

A execução das obras aumentará em 660 mega-volt-amperes (MVA) (2 x 180 MVA em Pirajá e 2 x 150 MVA em Camaçari II) a potência instalada disponível para alimentar as cargas da RMS.

“Os benefícios que essa implantação trará à sociedade baiana são inúmeros, como a solução de problemas de esgotamento, de transformação das subestações da Região Metropolitana de Salvador; melhorar da qualidade da energia elétrica fornecida aos clientes, com níveis de tensão adequados e estabilizados; maior confiabilidade e continuidade de fornecimento, contribuição para a sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico; viabilização da expansão do transporte de massa da cidade de Salvador (trecho do metrô existente estação Pirajá até futura estação rodoviária)”, explica o CEO da Empresa, Maurício Ernesto Zarzur.

Com informações do Portal A Tarde

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*