FRUNE se reúne com o Governador do Piauí Wellington Dias

Federação assegurou compromissos do governador sobre diversos pontos importantes para os trabalhadores

E m mais uma articulação política para ampliar força nas ações em defesa dos trabalhadores urbanitários, a FRUNE se reuniu nesta quarta, 27, com o Governador do Piauí Wellington Dias. Entre os principais pontos discutidos estava a continuidade do apoio dos Governadores do Nordeste na luta contra a privatização da Chesf e a contra a saída do Centro de Operação do Piauí; o apoio do Governador na decisão do Ministério Público do Trabalho do Piauí, que entrou com uma ação para impedir a demissão dos trabalhadores da Agespisa que ingressaram na empresa após 1989, além do apoio político à Pec dos Novos Concursados da Cepisa.

Na reunião, foi entregue para o Governador do Piauí e ao Deputado Estadual Francisco das Chagas Lima do PT, líder do Governo na Assembleia Legislativa, um Dossiê sobre a atuação dos Fundos estrangeiros no Capital Social da Eletrobras, multinacionais e retórica em relação a politização do setor elétrico. Durante o encontro, o governador destacou o apoio do Governo do Estado aos trabalhadores.

”Nesse ponto, os trabalhadores contam com meu apoio e das bancadas federal e estadual. Agora, nós lidamos com o fato que a empresa não é do Estado, há muito tempo. Era do governo federal e agora é uma empresa privada. Portanto, não é cabível a incorporação a qualquer área do Estado, mas nós vamos analisar a situação e incorrer dentro do nosso alcance como governo”, disse Dias.

Sobre o Centro de Operações da Chesf no Piauí, os dirigentes da Frune alertaram que a medida traria enormes riscos para o estado, como apagões, blackouts e um descredenciamento do mesmo, em serviços essenciais referentes ao setor elétrico, como queda de investimentos de empresas de fora do Piauí, por exemplo, além de uma política discriminatória.

Dias destacou seu apoio para que o mesmo permaneça em funcionamento. “O estado do Piauí é um gerador de energia, nós somos, hoje, o 3º maior gerador de energia solar e o 5º maior gerador de energia eólica, somos gerador de energia com hidrelétrica, com biomassa e também com termoelétrica a partir da queima de combustível, ou seja, é necessário portanto que a empresa Chesf tenha o centro de operações para o controle de situações adversas. Por esta razão, defendemos que permaneça e estou unindo força junto com os nove governadores do nordeste para que possamos mantê-lo”, explicou o governador.

Encontro rende compromissos

O Governador do Piauí Wellington Dias nos informou que participará juntamente com o Governador de Pernambuco Paulo Câmara e o Deputado Federal Júlio Cesar (Líder da Bancada Federal do Nordeste) de uma reunião agendada com o Governo Federal (Presidente Bolsonaro e Ministro Paulo Guedes) no dia 14/03 para tratar da Luta contra a Privatização da Chesf, em defesa do Centro de Operação e do BANCO DO NORDESTE.

– Para a Agespisa, o Governador vai tomar ciência da situação e que irá nos ajudar para poder ter uma alternativa que não prejudique os trabalhadores

– Para os trabalhadores da Cepisa, ficou acertado que o Governador vai chamar a Equatorial para respeitar a entidade sindical e restabelecer a relação com o sindicato e, com relação a PEC dos Concursados, o Governador disse que a Eletrobras é a grande responsável com os concursados e que o Estado, a Assembleia Legislativa, a Bancada Federal, a FRUNE e o SINTEPI devem requerer junto à União o respeito ao último concurso público.

Na avaliação da FRUNE, o encontro foi extremamente positivo, sobretudo do ponto de vista do fortalecimento da luta e dos compromissos assumidos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*