Em nova rodada, negociações no geral evoluem

Com flexibilidade de ambas as partes, as negociações da pauta da campanha salarial tiveram evoluções nesta rodada

Após o impasse criado em relação a proposta para o plano de saúde, as bancadas conseguiram superar os entraves e construíram uma proposta que equilibra o plano e reduz, consideravelmente, o reajuste proposto inicialmente pela Coelba. O sindicato optou por preservar o limite mínimo de reajuste nos percentuais de pré pagamento para ativos de 4,75% para 5,22% e, para aposentados, de 15,61% para 16,39%.

O Sindicato, entretanto, condicionou o reajuste ao congelamento dos novos percentuais de pré pagamento por dois anos, garantindo mais tranquilidade aos trabalhadores da ativa e para os aposentados. A definição desta condição será firmada na mesa nacional.

Na avaliação do Sinergia, esta proposta garante o equilíbrio financeiro que o plano necessita e pode ser suportada pelos trabalhadores. “Sabemos que os custos médicos avançam muito mais que a inflação e manter o plano equilibrado é também uma responsabilidade dos trabalhadores. O que o Sinergia buscou foi sempre preservar o lado mais fraco nesta relação, que são os usuários, em especial os aposentados”, destacou o coordenador da campanha José Paixão.

No geral, a proposta do plano garante a mesma redação do ACT vigente, com os seguintes complementos:

1 – Garantia de que todos os novos coelbanos ingressarão no plano 2;
2 – Opção de migração do plano 1 para plano 2, para trabalhadores com menos de 9 anos de contribuição, sem possibilidade de retorno para o plano de origem;
3 – Opção de migração do plano 2 para plano 1, para os trabalhadores com mais de 10 anos de contribuição.

Confira as simulações nas faixas de salários:

Valores palno

Simulação dos valores em PDF

Após a proposta do plano ser acordada em mesa, as bancadas se dedicaram nos debates sobre as demais cláusulas da pauta de reivindicação, sendo alcançado os seguintes resultados em mesa:

Sociais JPEG

Cláusulas negociadas – PDF

As cláusulas financeiras serão discutidas com a Neoenergia. A reunião com a holding está confirmada para a próxima quarta, 28/11, em Recife.

O Sindicato lembra que esta o resultado das negociações de ontem foram acordados em mesa de negociação, mas  serão levadas para aprovação da categoria de forma democrática e soberana.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*