Com a força de seus trabalhadores, Coelba completa 59 anos!

Dedicação e empenho dos seus trabalhadores ao longo dos anos fazem a empresa ser uma das maiores do país

Lá se vão 59 anos, desde a sua criação em 28 de março de 1960. De lá pra cá muita coisa mudou, mas a importância da coelba e dos coelbanos para o nosso estado e para o país continua crescendo. Nesta data que se comemora mais um ano de vida, a Coelba se firma cada vez mais como uma empresa sólida graças ao seu capital mais importante: os seus trabalhadores. É para cada coelbano, da ativa e aposentado, que vão os nosso parabéns, na data de aniversário da empresa.
Nesses 59 anos de história, a crescendo e incorporando os serviços prestados pelas prefeituras e as demais concessionárias existentes, a exemplo da Companhia Elétrica Rio de Contas – CERC. Ao completar 10 anos de existência, a Coelba inaugurou a terceira unidade da Usina Hidrelétrica de Funil e incorporou o sistema de Correntina, mantido pela Sulvale.
Em 1973, a Companhia de Energia Elétrica da Bahia – CEEB, empresa atuante no estado desde 1929, foi integrada à distribuidora. No ano seguinte, foi criada a Fundação Coelba de Assistência e Seguridade Social – Faelba, importante instrumento de realização da política de valorização de pessoal da empresa. Em 1977, a Coelba comemorou a ligação do cliente número 500 mil. Em 1993, a Coelba foi a primeira concessionária de energia da América do Sul a construir uma subestação totalmente digitalizada, a Subestação Candeal, localizada em Salvador.
Apesar da grande resistência do Sinergia e dos movimentos sociais em toda Bahia, no dia 31 de julho de 1997, a Coelba foi privatizada. Hoje, 20 anos após a privatização, a empresa passou dos 2,5 milhões de clientes, em 1997, para 5,8 milhões de consumidores atendidos, seu crescimento e lucro constante mostram que os dividendos poderiam continuar ajudando o a Bahia a crescer na condição de empresa estatal.
Segundo a própria empresa, hoje a Coelba é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sétima em volume de energia fornecida. Nestes mesmos termos, ocupa a primeira posição entre as concessionárias do Norte – Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, atende a mais de 15,3 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km². Possui uma força de trabalho de mais de 14,5 mil trabalhadores diretos e terceirizados, a quem damos novamente os nossos parabéns!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*