Na última semana, os sindicatos que compõem a FRUNE realizaram uma pesquisa com os trabalhadores da Chesf para saber o sentimento da categoria em relação à proposta da PLR 2025. A pesquisa, inclusive, analisou o cenário interno de carreira dos trabalhadores. Os resultados evidenciam que uma grande parte da categoria não seria beneficiada pela proposta apresentada pela Eletrobras/Chesf.
De um modo geral, a maioria ficaria acima do piso, mas poucos alcançam topo da proposta. Segundo a simulação divulgada, 66,2% dos participantes receberiam um valor de PLR acima do piso de R$ 15 mil, enquanto 33,8% ficariam limitados ao mínimo.
A pesquisa aponta que 30% ainda continuariam recebendo apenas o piso. Mesmo depois de quase 70% da nossa base ter recebido mérito. O que destaca a grande disparidade salarial dos trabalhadores da Eletrobras/Chesf em relação às demais bases.
PROPOSTA EXCLUI CARGOS DA MAIORIA
Entre as diversas situações, um dado chama a atenção: 93,5% afirmaram não estar enquadrados em nenhum dos 32 cargos que a Eletrobras/Chesf propõe para receber a PLR equivalente a quatro folhas salariais. Apenas 6,5% se enquadram.
PERFIL DOS RESPONDENTES
A pesquisa também revela o perfil da base:
•79,9% ingressaram na Eletrobras/Chesf antes de 2022.
•72,1% têm nível médio ou técnico, e 27,9% possuem nível superior.
•84,4% nunca participaram de processo seletivo interno para mudar de cargo.
Os números reforçam a preocupação dos sindicatos com a proposta da empresa, que, segundo a entidade, aprofunda desigualdades e desconsidera os trabalhadores que estão na linha de frente na atividade fim da companhia.
AVALIAÇÃO, CRÍTICAS E PROPOSTA DA CATEGORIA
Contexto – Na última semana, as entidades sindicais que representam os trabalhadores das empresas do Sistema Eletrobras analisaram a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2025 enviada pela empresa na última quarta-feira. A minuta apresentada pela empresa estabelece regras de metas e pagamento, mas gerou ampla insatisfação e motivou reação das entidades sindicais.
Números reforçam preocupação dos sindicatos com a proposta da empresa. Para os dirigentes, modelo aprofunda desigualdades e penalisa trabalhadores.
PLR 2025: AVALIAÇÃO, CRÍTICAS E PROPOSTAS DA CATEGORIA
PONTOS POSITIVOS DA PROPOSTA DA ELETROBRAS/CHESF
•Aumento do teto de 50 mil para 90 mil, podendo chegar a 120 mil
•Critérios Objetivos – indicadores de desempenho e percentuais de atingimento bem definidos, que dão transparência ao cálculo.
•Garantia de pagamento – o montante a ser distribuído com os trabalhadores está condicionado a ter ou não lucro, não temos mais um percentual limitador.
PRINCIPAIS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
•Desigualdade entre Trabalhadores – apenas 32 cargos terão direito ao teto de quatro remunerações, criando uma divisão interna e violando o princípio constitucional da isonomia.
•Aviso Prévio Ignorado – a proposta desconsidera o período de aviso prévio indenizado no cálculo da PLR, contrariando decisão vinculante do TST que determina sua inclusão.
•Apesar de garantir o piso mínimo, não tivemos uma melhoria do valor que permanece o mesmo da PLR 2024, enquanto o teto quase dobrou.
PROPOSTA DO SINDICATO
Os sindicatos reconhecem que houve alguns avanços na proposta da Eletrobras/Chesf – principalmente o piso garantido, definição de metas e retirada do teto global de 6,25 do lucro líquido – mas não aceita a exclusão do aviso prévio, nem a diferenciação entre cargos.
Após análise e deliberação, as Federações e Intersindicais que compõem o coletivo nacional apresentou encaminhamentos que expressam a posição das diversas entidades do setor:
1.Aumento do Piso para R$ 25 mil
2.Tratamento Isonômico, com quatro remunerações como referência para todos os trabalhadores, sem diferenciação por cargo.
3.Inclusão do Aviso Prévio Indenizado no cálculo da PLR, conforme jurisprudência do TST.
A recomendação é aprovar com essas ressalvas e nosso dever lutar para garantir:
•Justiça distributiva,
•Isonomia de tratamento,
•Segurança jurídica para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Unidade e mobilização serão decisivas para conquistar uma PLR 2025 verdadeiramente justa e que valorize todo o corpo funcional do Sistema Eletrobras.
O presidente Jair Bolsonaro autorizou nesta quinta-feira, 1º de agosto, o aprofundamento dos estudos para a eventual desestatização da Eletrobras, através de aumento de capital social, mediante subscrição pública de ações ordinárias da companhia ou
Como parte das ações de comunicação na luta em defesa da Eletrobras/Chesf, o Sinergia lançou ontem, 25, a campanha de mídias. O lançamento foi feito em primeira mão para os trabalhadores da Chesf que estavam
Os Chesfianos foram surpreendidos no dia de hoje, 17, com uma nota da Chesf informando que implementará as mudanças no plano de saúde a partir do mês de Abril de 2022, inclusive com nova forma
Rua J. J. Seabra, 441, Sete Portas, Salvador - Bahia, CEP: 40.025.530 | Fone: (71)3176-1866, Fax: (71) 3176-1863. Outras Localidades: 0800-707-1788 | Desenvolvido pela LOUP BRASIL | Site para Sindicatos.
Seja o primeiro a comentar