O Sinergia iniciou uma nova fase em sua história. Na noite desta terça, 14, os trabalhadores da Chesf, em todo Estado, realizaram a primeira assembleia geral deliberativa da história do sindicato. Mesmo que a atividade tenha ocorrido por força das circunstancias impostas, o evento marca o começo de uma nova era para toda categoria.
Na votação, a maioria absoluta aprovou a proposta da Eletrobras para a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho. Assim, de acordo com o termo, o ACT nacional fica prorrogado até 30 de setembro. Após o prazo da prorrogação, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e a Eletrobras retomam a discussão do Acordo Coletivo.
A proposta aprovada estabelece as seguintes condições:
* Prorrogação do ACT 2019/2020 até 30.09.2020.
* As Empresas Eletrobras efetuarão o pagamento do adiantamento de 50% do 13º salário em 17.07.2020.
- Importante lembrar que, após negociações com a Diretoria da Chesf, a FRUNE conseguiu alterar a cláusula específica da Chesf, ao invés de exclusão da Cláusula 5 do Termo de Compromisso – Despesas de Viagem, foi negociada a Alteração da Cláusula 2 do ACT específico – Treinamento de Pessoal.
Na assembleia histórica de ontem, 14, a coordenadora da campanha Júlia Margaria, destacou a importância da categoria manter-se mobilizada para os enfrentamentos que termos a partir de agora. “Superamos apenas uma etapa da luta. Mas, teremos que manter a mobilização para evitar retrocessos e assegurar um ACT justo após a prorrogação”, comentou a dirigente.
O Presidente da CNU, Paulo de Tarso, aproveitou o momento para falar sobre os desafios dos trabalhadores na disputa com o governo atual. “Passamos por um momento em que é necessário muita luta para que a agenda entreguista de Bolsonaro não seja implementada. A entrega de setores estratégicos como o de energia e de saneamento estão na ordem do dia para eles, e nós precisamos articular todos os segmentos da sociedade para evitar esse desmonte”, destacou.
O coordenador Geral do Sinergia, Rafael Oliveira, ressaltou o trabalho que o sindicato vem realizando para organizar a categoria, mesmo com a grande dificuldade imposta pela pandemia. Rafael fez questão de valorizar o empenho dos empregados do Sinergia para garantir que a assembleia história fosse realizada. “Entramos em um novo momento. Parabenizo aqui os nossos trabalhadores que mantém a força dessa entidade”.
A direção do Sinergia e todos os seus diretores mostram que tem compromisso com a categoria. “Inauguramos uma nova fase e vamos conquistar triunfos importantes, adaptando as novas tecnologias a forma de organizar os trabalhadores. Que venham os desafios, pois estaremos preparados”, finalizou o coordenador.
Seja o primeiro a comentar