Sinergia presente no XIX Congresso da Anapar

O Sinergia marcou presença no XIX Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão da ANAPAR. A entidade foi representada pelos diretores  José Barreto e Thiago Quinteiro. No evento, foram discutidas questão relativas aos interesses dos participantes ativos, aposentados e pensionistas em Fundos de Pensão e Previdência Complementar do país.  De um modo geral foram levantas  preocupações com o momento político e econômico brasileiro e com os rumos da previdência social e complementar em nosso país.

A previdência pública, alvo de constantes ataques pelo atual governo brasileiro para atender às demandas dos banqueiros interessados no crescimento da previdência aberta, foi preservada devido à forte mobilização da sociedade contra a reforma proposta, adiando sua tramitação no Congresso Nacional. Temer e seus aliados, no entanto, já falam em dar continuidade à reforma depois das eleições de outubro.

A previdência complementar também está sendo alvo de ataques sistemáticos, exigindo uma resposta firme em defesa dos direitos e interesses de todos os participantes e assistidos. Medidas já tomadas e projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional apontam para a redução do poder de gestão e fiscalização dos participantes, visando favorecer explicitamente aos bancos e seus planos abertos.

A Direção do Sinergia deixa clara sua posição de repúdio às investidas do Governo contra a Previdência e lutará contra a intenção de se eliminar a representação dos trabalhadores em seus fundos de pensão, principalmente nesse momento em que as contribuições dos participantes são, no geral, superiores às dos patrocinadores o que, por si só, justificaria uma maior inserção dos participantes ativos, aposentados e pensionistas nos órgãos de gestão das entidades de previdência.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*