Dirigentes sindicais buscam avanços em negociação com a Chesf

Com a participação dos representantes sindicais de todo Nordeste, foi realizada nesta quinta, 02, mais uma rodada de negociação específica da campanha salarial 2022 com a Chesf. O encontro, realizado na sede da empresa, em Recife, foi marcado pela intensa argumentação da bancada sindical na defesa de questões prioritárias para a categoria.

O debate sobre o plano de saúde, nosso maior patrimônio, dominou praticamente toda reunião. Os dirigentes tentaram construir uma proposta equilibrada para as partes e, dessa forma, avançar nesta questão. Como não houve consenso, alguns ensaios feitos serão avaliados pela direção da empresa. “A discussão sobre o plano de saúde é complexa e precisa ser feita com muita cautela. Estamos discutindo sobre o nosso mais importante benefício. Por isso, seguiremos nessa construção de forma cuidadosa”, destacou a diretora de energia da Frune, Júlia Margarida.

A reunião seguiu com debates acirrados sobre as questões como o horário do turno e o pagamento de horas extras banco de horas. Além dos demais pontos da pauta. “No geral, tivemos pontos positivos nos debates, mas a empresa aguarda os desdobramentos das negociações com a Eletrobras para afunilar em diversos itens”, avaliou Wellington Soares, dirigente do Sindurb e da Frune.

ACT NACIONAL 2022 – 4ª RODADA DE NEGOCIAÇÃO

Independentemente da nossa luta contra a privatização da maior empresa de Energia Elétrica da América Latina, precisamos estar atentos à negociação do nosso ACT Nacional, até porque temos que construir um acordo que contemple os anseios e a expectativas dos trabalhadores, considerando os cenários advindos dessa dilapidação do patrimônio público.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE não tem medido esforços para fazer a luta contra a privatização da ELETROBRAS e, ao mesmo tempo, participar das negociações do Acordo Coletivo. Desse modo, nos reunimos com a ELETROBRAS, na última terça, 31, em Brasília, para cobrar uma proposta que de fato possa ser levada aos trabalhadores e trabalhadoras. Na nossa avaliação, a que foi apresentada até agora, de tão indecorosa, sequer tínhamos condições de apresentar para a assembleia.

Nossa expectativa era grande em avançar na rodada de negociação, porém, a ELETROBRAS trouxe à mesa uma proposta com ressalvas, principalmente em cláusulas que são de extrema importância para a categoria, dentre elas, o quadro de referência e a proposta do reajuste salarial, no qual a empresa coloca condicionantes, que não aceitamos, como a retirada de ações judiciais referentes ao plano de saúde.

A reunião iniciou às 10 horas, após um intervalo foi reiniciado às 14h30, com a presença do Diretor de Sustentabilidade e Gestão, Luiz Augusto, contudo, diante do impasse de não haver avanços na pauta de reivindicações, o CNE solicitou a suspensão da rodada de negociação e ficou agendada uma outra rodada de negociação para o próximo dia 03 de junho, sexta-feira.

Após a conclusão da reunião de sexta-feira, realizaremos as assembleias para deliberar a proposta que será apresentada pela ELETROBRAS.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*