Conscientizar a categoria eletricitária em todo o País. Esse é o objetivo do seminário “Privatizar não é a solução” a ser realizado nos dias hoje e amanhã, em Brasília. Organizado pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), o evento visa discutir a “Consulta Pública” feita neste mês pelo ministério de Minas e Energia, que abre caminho para privatizar linhas de transmissão, hidrelétricas e consequentemente as empresas do setor elétrico. Para este evento, o Sinergia será representado pelos seus dirigentes Paulo de Tarso, Rafael Oliveira, Raimundo Lucena e Cláudio Manoel e Gilberto Santana.
A “Consulta Pública”, na verdade, coloca em risco o emprego de milhares de trabalhadoras e trabalhadores do setor elétrico, que podem ser demitidos com a privatização. Além disso, como é conhecido em regiões que tiveram empresas privatizadas, os valores da conta de luz aumentaram exorbitantemente, onerando a sociedade e prejudicando principalmente a população de baixa renda. Sem contar os péssimos serviços prestados à população, assim como as mortes e mutilações de terceirizados, alcançando os maiores índices de acidentes de trabalho.
Especialistas acadêmicos e técnicos das empresas do setor elétrico também vão discutir as bases dessa consulta pública. Além disso, exemplos de empresas de distribuição de energia que foram privatizadas serão analisadas, como a Celpa (PA), Cemar (MA) e Celg (GO).
A participação dos dirigentes do Sinergia é imprescindível, exatamente num momento crucial para todos nós. É preciso resistir contra mais esse ataque aos nossos direitos e, principalmente, aos nossos empregos.
Be the first to comment