Sindicato aciona MPT para mediar situação do Calendário Laboral

Diante da postura inflexível da Neoenergia Coelba em relação mudança do calendário laboral, a direção do Sinergia apresentou ao MPT uma “Notícia Fato”. Este procedimento visa que o órgão faça uma apuração da denúncia e possa intervir no impasse.

Na apresentação dos fatos, o sindicato informa que a situação trata-se da imposição unilateral de calendário laboral em que obriga o trabalho a todos os trabalhadores no período de Carnaval, embora historicamente e reiteradamente – inclusive na vigência do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025 – a Coelba sempre tenha considerado a segunda-feira, terça-feira e a manhã da quarta-feira como “datas comemorativas ACT”, dia em que não havia labor.

Nesse sentido, evidencia-se violação à coletividade dos trabalhadores e urgência da solução do conflito, dada a proximidade do Carnaval e as mobilizações da base dos trabalhadores de toda a categoria irresignada com a alteração perpetrada pela Coelba, sobretudo considerando que o serviço de distribuição de energia elétrica é essencial ao funcionamento dos festejos carnavalescos.

Importante destacar que o sindicato tentou negociar com a empresa para que adotasse os mesmos critérios do Calendário de 2024, mas a Coelba manteve-se irredutível, motivo pelo qual apresenta o Sinergia apresenta a notícia fato.

O Sindicato aguarda o posicionamento do órgão para informar os desdobramentos dessa iniciativa a categoria. “Vamos seguir atuando na defesa dos interesses dos Coelbanos, nossa luta é em várias frentes e com diversas ações. Esta é mais uma que buscar superar esse impasse”, destaca a direção do sindicato.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*