Empresa sugere retirar direitos e rebaixar itens do ACT. Sindicato não aceita retrocesso
L á se vão seis rodadas com a Coelba e no saldo destes encontros nenhuma cláusula foi fechada em mesa. A categoria começa a se perguntar qual é o motivo de ainda não haver avanços. A resposta é simples: não há como fechar cláusulas onde a empresa tenta retirar conquistas dos trabalhadores.
A Coelba sugere negociar em bloco, propondo alguns avanços dentro de determinadas cláusulas, mas condicionando o fechamento a alteração em redações de outras cláusulas que prejudicam a categoria. Em mesa, a bancada sindical tem deixado claro que não vai aceitar o retrocesso de conquistas.
O sindicato mantem uma postura pró ativa e sabe que o processo de negociação é pautado na premissa do ganha-ganha, entretanto, a Coelba quer impor uma lógica do ganha e perde. Apesar de saber da grande ansiedade dos trabalhadores, o Sinergia vai manter a postura de negociar sem aceitar perdas de conquistas. É preciso que a empresa adote uma nova postura e venha com o interesse em evoluir efetivamente.
“Este é um processo onde as partes precisam sair satisfeitas, dentro de um equilíbrio. A Coelba não pode querer impor seu desejo de retirar nossas conquistas, colocando como barganha avanços que podem existir numa negociação justa”, pondera o coordenador da campanha José Paixão.
Cuidado com as pegadinhas – A direção do Sinergia alerta os coelbanos para não caírem no famoso Canto da Sereia. Ou seja, a Coelba diz que tem algo bom para oferecer, mas em troca quer retirar outro que vale muito mais. É possível que nas próximas semanas a empresa utilize seus gestores para vender a imagem de que o sindicato tem sido intransigente ou que não está disposto a negociar ou, ainda, que as propostas são excelentes e que o trabalhador deve aceitar…Enfim, essa é uma prática que esperamos que não ocorra, já que os trabalhadores sabem muito bem discernir sobre o que é bom ou não para a categoria.
Resumindo: ainda não foi fechada nenhuma proposta porque nenhuma proposta satisfaz o desejo dos trabalhadores! Esperamos, portanto, que a Coelba na próxima rodada apresente números que efetivamente possam garantir avanços para os trabalhadores, sem por outro lado retirar nossas conquistas!
Seja o primeiro a comentar