Proposta do governo de Jair Bolsonaro, a Medida Provisória (MP) 873/2019 é mais um ataque direto aos trabalhadores. A medida busca enfraquecer as representações sindicais ao impedir que o pagamento mensal dos filiados seja descontado em folha. A ausência do respaldo de uma entidade sindical na defesa dos direitos torna precária as condições de trabalho e enfraquece cada trabalhador individualmente.
Já pensou como seria negociar diretamente com Coelba e a Chesf, por exemplo, os acordos e convenções coletivas de trabalho? Com o enfraquecimento dos sindicatos, sufocados financeiramente, todos os trabalhadores ficam vulneráveis às pressões patronais. Quantas ações trabalhistas perderiam força? Quantos direitos seriam perdidos?
A mensalidade sindical é descontada apenas dos trabalhadores que optam por se sindicalizar, com preenchimento da ficha de inscrição. Dessa forma, a MP vai de encontro ao desejo do trabalhador que escolheu se filiar a uma entidade sindical.
Vários sindicatos em todo o país entraram com ações na justiça com pedidos de suspensão da MP. Quanto mais forte a entidade sindical, mais forte a categoria. O Sinergia é uma entidade histórica, de luta, de muito serviço prestado à categoria.
Ao longo dos anos, o Sinergia tem mostrado sua força no cenário sindical do país, com lutas importante em defesa dos eletricitários, se consolidando como instrumento essencial de afirmação da classe. Neste cenário político atual, é fundamental que os eletricitários baianos se aproximem cada vez mais, contribuindo com o fortalecimento da luta.
Seja o primeiro a comentar