Cerca de 90% das profissões brasileiras registraram uma queda no poder de compra neste ano. O vilão: a inflação, que superou a casa dos 11,7%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os dados fazem parte de um levantamento feito a pedido da CNN. Para a elaboração do estudo, foram consideradas as 140 profissões mais representativas do país, que englobam 72% da população no mercado de trabalho.
“A inflação gera um processo corrosivo nos nossos salários. Não podemos avaliar somente o quanto os vencimentos cresceram, mas quanto eles subiram considerando a inflação. Para você ter um aumento real de renda, o salário precisa romper a barreira da inflação. Na prática, atualmente, podemos dizer que somente uma em cada dez profissões no Brasil consegue vencer a inflação”, disse o coordenador do estudo, o economista Fábio Bentes.
Para debater essa a queda do poder de compra dos trabalhadores, o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) realiza hoje, 17, às 18h a 17ª Jornada Nacional de Debates. O evento será ao vivo, on-line e terá como tema Inflação alta, renda em queda: impacto para os trabalhadores.
No dia da Jornada, os inscritos receberão o link da transmissão no e-mail cadastrado.
A atividade é gratuita e aberta ao público, mas, para participar, é preciso se inscrever em: https://bit.ly/3Pffahz.
Mais informações: [email protected]
Seja o primeiro a comentar