Mesmo com uma grande investida no sentido de entregar a empresa de mãos beijadas para o capital estrangeiro, a Chesf fechou 2018 com resultados extremamente favoráveis em todos os sentidos. Com um fôlego juvenil, essa senhora de 70 anos bem vividos, superou metas e bateu recordes de seus indicadores operacionais. Os números apurados, seja de estratégia ou de desempenho, são uma prova incontestável da qualidade dos seus trabalhadores, a quem o Sinergia parabeniza.
Segundo números da própria Chesf, foram 200 melhorias na área de Transmissão e 50, na de Geração, com investimentos da ordem de R$ 160 milhões, em todo Nordeste. Em relação à disponibilidade operacional de seus ativos, em 2018, a Chesf atendeu todas as metas de seus principais indicadores. Na área de Transmissão, alcançou 99,906% de disponibilidade das suas linhas de transmissão, sendo o terceiro melhor do histórico da Companhia, superando a meta de 99,850%. Desempenho similar foi obtido na disponibilidade de transformadores, tendo alcançado 99,923%, o segundo melhor já alcançado, superando a meta de 99,830%.
Na área de Geração, a Chesf obteve uma disponibilidade acumulada de 12 meses igual a 1,146, cuja meta é 1, sendo o valor alcançado o melhor do histórico. Para a disponibilidade acumulada de 60 meses, atingiu o valor de 1,030, superior à meta que é 1, mas ainda assim o melhor resultado do histórico. Os três primeiros indicadores fazem parte do Contrato de Metas de Desempenho Empresarial (CMDE), celebrado com a Eletrobras e esse último indicador faz parte do Contrato de Prorrogação das Concessões de Geração, celebrado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Nos últimos 12 meses, também houve o menor número de eventos com interrupção de carga na Rede Básica, com 11 ocorrências originadas em instalações da Chesf, quando a meta limite era, no máximo, 26. Este é o melhor resultado do histórico de 20 anos de acompanhamento.
Outro indicador importante, com resultado expressivo alcançado, é o desconto de receita por indisponibilidade de funções de transmissão da Rede Básica, denominado Parcela Variável (PV). Nesse indicador, a Empresa atingiu o valor de 1,54% da Receita Anual Permitida (RAP), sendo a meta, no máximo, 3,00%. O valor alcançado representa o melhor dos últimos seis anos.
Os resultados foram divulgados pela Chesf mostram que investir na empresa é sinônimo de crescimento para o país, em especial para o Nordeste. Os números alcançados se traduzem em eficiência energética e soberania, além de dividendos para o Brasil. Os chesfianos não só devem comemorar, mas se sentirem orgulhosos por fazerem essa empresa um exemplo de eficiência e qualidade para o nosso povo. Parabéns, companheiros!
Seja o primeiro a comentar