NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

Federação se solidariza com familiares e companheiros de trabalho dos eletricitários mortos em acidente na Bahia

É com profunda tristeza que a FRUNE e demais sindicatos que compõem essa Federação informam a perda de três companheiros eletricitários, vítimas de um trágico acidente de trabalho em uma linha de transmissão da Chesf. O acidente ocorreu neste domingo, 15, na BA-093, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, quando ao executarem o serviço de recapacitação da linha de transmissão de 230kV no trecho Camaçari-Cotegipe e uma das torres caiu sobre o trabalhadores. Dois companheiros morreram na hora. Outro eletricitário veio a óbito, mesmo após ser levado para o hospital. Mais três trabalhadores seguem internados em estado grave.

Ainda não foram informados os nomes desses eletricitários. O Sinergia Bahia acompanha toda situação e está apurando os fatos para emitir uma nota à sociedade e a toda categoria urbanitária.
Sabemos que o acidente envolve trabalhadores terceirizados e/ou quarteirizados, onde o histórico dessas ocorrências quase sempre tem relação com práticas de negligência na fiscalização de contratos e falta de exigências as Normas de Segurança.

Em estudo recente do Dieese é comprovado que a terceirização faz vítimas em todos os setores. Um dossiê da entidade mostra que no setor elétrico há altos índices de acidentes e mortes no trabalho entre os trabalhadores terceirizados/quarteirizados. O estudo foi feito com base nos relatórios de estatísticas de acidentes do setor, produzido pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Coge). Através desse dossiê foi possível comprovar que os trabalhadores terceirizados morrem 3,4 vezes mais do que os efetivos nas distribuidoras, geradoras e transmissoras da área de energia elétrica. Outro dado indica que o índice de acidentes no setor elétrico é 5,5 vezes maior que o dos demais setores da economia.

Lamentamos que ainda ocorram perdas de vidas sob qualquer circunstancias. Neste episódio, iremos aguardar a apuração dos fatos e dos laudos técnicos. Os dirigentes do Sinergia estão atentos para verificar se houve qualquer tipo de negligência, seja pela falta de fiscalização ou por descuidos das empresas envolvidas, inclusive a Chesf, com relação as Normas de Segurança.

Nos solidarizamos com todos os familiares e companheiros de trabalho das vitimas, ao tempo que reafirmamos nosso empenho em acompanhar esta situação, exigindo que todas as medidas sejam efetivamente adotadas para apurar os fatos que resultaram na perda desses companheiros.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*