Nem bem começou o ano e a Coelba presenteia os trabalhadores com um duro golpe. Tradicionalmente, o período de Carnaval, maior festa popular do planeta e que tem na Bahia sua maior força, garante uma jornada diferenciada para os coelbanos, que usam do recurso da compensação de dias e suas folgas normais. Isso permite que a maioria dos trabalhadores possam se planejar para visitar familiares, realizar viagens ou curtir o período festivo, inclusive, participando das diversas instituições durante o período da festa.
Mas tudo isso mudou como num passe de mágica. A gestão da Coelba quer acabar com uma prática de mais de 20 anos e enraizada na cultura baiana. Ocorre, entretanto, que as mudanças informadas na última semana sobre o calendário de trabalho anual pegou todos de surpresa.
A direção do sindicato, após reunião de diretoria plena emergencial na última segunda-feira, 20, deliberou aferir o grau de insatisfação dos trabalhadores, promovendo assembleias nos locais de trabalho em todo estado. Os encontros foram realizados nesta terça e constatou que o calendário tem que ser melhor discutido, pois obriga os empregados a pagarem horas nos dias do carnaval e dias pontes.
SINDICATO VAI BUSCAR O DIÁLOGO – Ao tomar conhecimento da situação, a direção do sindicato procurou a gerente de gestão de pessoas da Coelba, Tatiane Conceição, propondo uma reunião em caráter de urgência, para discutir o tema e assegurar um calendário laboral que contemple também os interesses dos trabalhadores e não somente da empresa. O encontro foi confirmado para esta quarta, às 15h, na sede da Coelba com a presença da comissão que discute a agenda positiva.
“Acreditamos que esta situação pode ser contornada. Vamos buscar o entendimento para manter o que já vem sendo praticado. Trata-se de uma medida infeliz que não faz o menor sentido para os trabalhadores”, destaca a direção do Sinergia.
O Sindicato está atento para a situação e tem outras alternativas, caso a negociação com a empresa não avance. “A direção já discutiu e montou uma estratégia para defender os interesses dos coelbanos e da sociedade baiana no período carnavalesco” garante a direção do Sindicato.
Portanto trabalhador, fique ligado e acompanhe as movimentações da sua entidade representativa para assegurar seus direitos. Vamos a luta!
Seja o primeiro a comentar