A luta do Sinergia em defesa dos interesses dos eletricitários baianos é incessante. Nos últimos anos, apesar de cenários adversos, conseguimos PLR expressivas para os trabalhadores, inclusive a melhor da história em 2020. É sempre importante lembrar que os resultados alcançando pelos trabalhadores se traduziram em dinheiro no bolso após a luta continua do sindicato.
Mas nossa luta não para! Já estamos atentos e tratando da PLR de 2021, buscando assegurar novamente a melhor PLR para os trabalhadores. Com este objetivo, realizamos na última quarta-feira, 28, uma reunião com o GRP da Coelba, representada por Maximiano Delfino e Janaína Barbosa. Pelo Sinergia estavam presentes os dirigentes Paulo de Tarso, Maria Cristina e Dailton Cerqueira. No encontro foi realizada a exposição e avaliação dos resultados econômicos, financeiros e operacionais do primeiro semestre deste ano. A conclusão é que a Coelba e todo o Grupo Neoenergia está muito bem, obrigado, e precisa pagar uma PLR justa aos trabalhadores.
Se o pagamento da PLR/2021 fosse hoje, já tínhamos acumulado 760 pontos, mas os trabalhadores precisam estar atentos para aumentar essa pontuação até o mês de dezembro, o que nos daria um novo recorde histórico de pagamento da PLR da empresa. “O Sinergia seguirá atento e ligado, acompanhando mês a mês os resultados dos próximos trimestres”, frisou o diretor e conselheiro de administração eleito pelos trabalhadores, Dailton Cerqueira.
Precisamos manter resultados que,na previsão do semestre, pontuaram em 100% de execução, e continuar cumprindo as metas do segundo semestre para fechar pontuação total dos indicadores do ano (Ebitida, Lucro Líquido, 360, Capex, DEC, Gerar Material Informativo, Internalização e Plano de Resultados Continuidade). Além disso, devemos melhorar indicadores e recuperar pontuação perdida em relação ao primeiro semestre, executando as metas do segundo semestre para fechar a pontuação total, como: PMSO, Unitização, Perdas, PECLD, IEC e Plano de Resultados Obras.
Conheça os Resultados dos objetivos e metas alcançados no primeiro semestre de 2021
Entenda como é o pagamento da PLR
O pagamento da PLR é efetuado individualmente a todos os empregados, considerando uma parcela fixa e uma parcela variável, calculadas da seguinte forma:
• O valor de 50% é dividido pelo número total de empregados verificado em 31 de dezembro, em partes iguais, proporcionais ao número de meses trabalhados no período, compondo a parte fixa da PLR;
• O valor de 50% de distribuição da parcela variável é apurado pelo somatório da remuneração de dezembro dos empregados que terão direito de receber PLR, proporcional aos meses trabalhados no período. É aplicado o Percentual do conceito obtido pela área onde o empregado está lotado. Entenda como funciona o conceito Excelente, Muito Bom e Bom:
a) 100% para conceito Excelente – pontuação unidade de trabalho entre 875 a 1.000 pontos;
b) 85% para conceito Muito Bom – pontuação unidade de trabalho entre 725 a 874 pontos;
c) 70% para conceito Bom – pontuação unidade de trabalho entre 550 e 724 pontos.
Eletricistas da sub transmissão se reúnem com o Sinergia
Paralelo ao crescimento do Grupo Neoenergia está o imenso acúmulo de trabalho durante toda a pandemia dos eletricistas da Coelba. Estes trabalhadores enfrentaram o vírus, chuva, sol e até agressões de consumidores. Lamentavelmente já tivemos duas mortes de trabalhadores na Celpe durante o exercício de suas atividades profissionais.
No encontro com o sindicato, os eletricistas de linha viva denunciaram que o pagamento de salários para alguns desses trabalhadores ocorreu igual ao piso do ACT, quando deveriam receber o valor do eletricista II. Ainda denunciaram que, pelo fato de estarem fora da suas bases contratada na admissão, NÃO estariam recebendo diárias e hospedagens nos finais de semana, o que caracteriza uma injustiça e exploração desses profissionais.
O Sinergia questionou essa situação ao GRP, Maximiano Delfino na mesma reunião que tratou da PLR. O Gerente se comprometeu em averiguar com os supervisores, consultora e, se necessário, corrigir as injustiças.
Ficou agendada uma nova reunião presencial com o GRP, em Salvador, no dia 12/08, para dar continuidade a essas questões denunciadas e também uma conversa de intenções antecipadas sobre as negociações da campanha salarial deste ano.
Lanche e Refeição em Serviço Extraordinário – O Sinergia cobrou o cumprimento do ACT no que se refere ao pagamento do lanche e refeição em serviço extraordinário. O gerente do RH, Maximiliano Delfino, informou que está tratando o assunto e que o mesmo será solucionado dentro da próxima semana. Comprometendo-se que na reunião do dia 12/08/21 já estará solucionado.
Retorno Home Office – Foi informado pelo gerente de RH que está programado o retorno físico ao trabalho das equipes de Home Office para o dia 02 de agosto de 2021. O retorno ocorre com 50% da equipe que será substituída em regime de revezamento a cada 15 dias.
Seja o primeiro a comentar