
O resultado final da PLR 2024 dos trabalhadores do grupo Neoenergia foi apresentado na última semana, em Recife. O encontro reuniu os dirigentes dos sindicatos que compõem a Intersindical e os representantes da Neoenergia e das empresas. Fruto de uma grande discussão desde o início do ano, a PLR de 2024 foi marcada pela tentativa da Neoenergia em alterar os objetivos e as metas corporativas, tendo a Intersindical o papel de resistir e encontrar uma proposta mais equilibrada.
Os números alcançados, apesar de garantir uma PLR equilibrada, poderiam ser ainda melhores se a Neoenergia não tivesse realizado mudanças. Ou seja, a intervenção da Intersindical conseguiu reduzir o impacto da proposta inicial da holding. “Em números, temos uma PLR melhor, mas que foi comprometida pela proposta dos objetivos da Neoenergia. A Intersindical conseguiu diminuir consideravelmente um impacto negativo”, destaca o coordenador da Intersindical, José Fernandes, que compôs a bancada da apresentação dos números alcançados com os seguintes dirigentes: Pedro Damásio e Maria Mendes, pelo Sintern; Paulo de Tarso, Gilberto Santana e Dailton Cerqueira, pelo Sinergia; e Josenildo Rodrigues, Roberto Palma e Nivaldo Alves, pelo Sindurb.
Importante destacar que, mais uma vez, os trabalhadores do grupo Neoenergia mostram o seu valor. Os resultados alcançados revelam o compromisso e a dedicação da nossa categoria. Além disso, prova que somos capazes de garantir a excelência no setor elétrico.
Sabemos que conseguir manter os resultados crescentes e ampliar o lucro das empresas ano após ano não é uma tarefa fácil. A verdade é que a satisfação dos acionistas com números sempre crescentes é possível apenas com o suor dos trabalhadores de cada empresa do grupo. Não podemos, portanto, olhar apenas o resultado final sem reconhecer o que foi feito para se chegar até ele. Isso iria ofuscar o brilho de cada trabalhador que conseguiu – mais uma vez – assegurar a maior PLR da história do grupo Neoenergia.
Além do brilho de cada trabalhador, está por trás também o esforço da Intersindical em todas as questões que envolvem a PLR. São mais de 25 anos de luta para melhorar a distribuição. Foi através da Intersindical que conseguimos ampliar o percentual do EBITDA, ampliar a parte fixa, rediscutir a participação dos executivos, melhorar a definição das metas e dos objetivos, além de construir uma metodologia mais justa para a distribuição da PLR. Por isso, se hoje comemoramos os valores da PLR, podemos nos orgulhar da luta que nos fez chegar até aqui.
FOI O SEU SINDICATO QUE GARANTIU UMA BOA NEGOCIAÇÃO DE SUA PLR
A Intersindical é uma ferramenta de luta importante para os trabalhadores. Unidos e reconhecidos pela capacidade de defender os interesses da categoria, a atuação de toda bancada sindical se traduz em certeza de preservação dos direitos. Valorizar a atuação dos representantes, portanto, é uma tarefa que a categoria deve realizar.
PARA GARANTIR SUA PLR, O SINDICATO TEM CUSTOS
Até alcançar o fim da negociação, os dirigentes sindicais, através dos sindicatos de cada estado, realizaram uma exaustiva e onerosa luta. Foram várias reuniões, encontros e discussões tanto diretamente com a Neoenergia como de preparação da Intersindical e dos demais companheiros que auxiliaram o processo negocial. Isso gera despesas inevitáveis para as entidades. Por isso, o reconhecimento de cada trabalhador é fundamental para manter a luta forte e independente. É sempre importante frisar que o pagamento da PLR não nasce do acaso ou pela vontade da Neoenergia. Ele é fruto de muita luta e dedicação da representação dos trabalhadores. Para haver efetivamente o pagamento da PLR, existem por trás custos como impressão de material gráfico, viagens, hospedagem, alimentação, assessorias técnicas, logística para reuniões, enfim, toda uma estrutura para garantir que o dinheiro chegue ao bolso do trabalhador.
É nesta hora que todos devem colaborar. Não é justo você receber uma excelente PLR, sendo o maior valor pago pelo grupo Neoenergia, e não contribuir com as despesas realizadas pelo sindicato.
COMO SERÁ O IMPOSTO DA SUA PLR
Muitas dúvidas têm surgido após o adiantamento da PLR em janeiro de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), devido à incidência do imposto obrigatório pela legislação.
Sua PLR terá a parte fixa mais a parte variável, formando o montante da PLR e sobre ele incidirá o imposto de renda para depois descontar o adiantamento.
NEOENERGIA APRESENTA PROPOSTA DOS OBJETIVOS E METAS PARA A PLR 2025
A reunião realizada em Recife serviu também para a apresentação dos objetivos corporativos e das metas para a PLR de 2025. Mais uma vez, a Neoenergia apresenta números distantes da realidade, situação questionada em mesa pelos dirigentes sindicais.
LUTA SEGUE PARA PLR 2025 JUSTA
A Intersindical vai analisar a proposta apresentada de forma detalhada. Inclusive, para dar mais segurança, os sindicatos vão indicar dirigentes com perfil técnico e, além disso, contratar uma assessoria especializada para fazer uma minuciosa análise, ajudando assim nas negociações com os representantes da Neoenergia.
Os dirigentes sindicais solicitaram uma nova reunião para discutir a proposta apresentada. O encontro ainda não tem data definida.
CONFIRA AS DATAS DAS ASSEMBLEIAS NOS SITES E REDES SOCIAIS DO SEU SINDICATO
Seja o primeiro a comentar