Encontro em Natal serviu para debates mais aprofundados sobre a PLR e Néos
Foi realizada no último dia 11, em Natal, uma reunião da Intersindical com a Neoenergia. Neste encontro, participaram o Diretor de Gestão de Pessoas, Bruno Coelho, o Superintendente de Relações Trabalhistas, Elton Nery, e os gerentes de Recursos Humanos das empresas. Durante o encontro, a Intersindical colocou para a holding que as metas e pontuações não podem servir como limitador da PLR e não serão aceitas metas que não sejam exequíveis, conforme os últimos resultados das empresas.
Com solicitação antiga da bancada da Intersindical, pela primeira vez, a Holding começa a discutir PLR no mês de abril. Foram apresentadas as propostas do patronato e marcada reuniões para explicações sobre objetivos e metas das empresas propostos pela Holding. Os objetivos apresentados inicialmente são referentes à combos: financeiro; educativo sem débitos de acidentalidade; investimentos; excelência operacional; e clientes.
A Intersindical enfatizou pontos da lei 10101, que regula a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados, como incentivo a produtividade e de regras claras e objetivas, ressaltando, mais uma vez, que o programa de metas e resultados e prazos devem ser pactuados previamente entre as partes.
Para o coordenador da Intersindical, José Fernandes, existe a necessidade de melhoria no pagamento da PLR. O momento é excelente para o crescimento das empresas, que através do suor dos seus trabalhadores estão conseguindo excelentes resultados financeiros. Os acionistas precisam das empresas prestando melhores serviços e mais lucrativas e, por outro lado, os trabalhadores de receber melhor valorização em sua participação nos lucros e resultados, proporcional as melhorias alcançadas nos crescimentos das empresas.
Novo encontro já tem data definida
Como encaminhamento, foi agendado uma nova reunião com a Intersindical para o dia 26/04/2019, em Salvador, dando continuidade as negociações visando o acordo das regras pagamento da PLR/2019. Neste debate, a Intersindical representada: Sinergia BA – Paulo de Tarso e Dailton Pedreira; Sitern RN – José Fernandes e Pedro Damásio; Sidurb PE – Pompeu e Josenildo.
NEOS NÃO PODE EXISTIR APENAS POR INTERESSE DOS ACIONISTAS
Seguindo a agenda de reunião, no dia 12/04, conforme acordado em compromisso de ACT para discussão da Fundação Néos, foi realizado um novo encontro para discutir as questõess da NÉOS. O encontro dá continuidade às reuniões que ocorreram nos dias 18 e 19/03/2019, quando foram apresentados o Modelo Previdenciário da Neoenergia NÉOS, e suas pretensões com fases do projeto, situação atual e proposta do Novo Plano CD.
Os representantes da Intersindical lembraram o mal estar causados aos trabalhadores, que foram surpreendidos com a forma sem comunicação da criação da Néos. Salientando que tudo que é criado novo deve aperfeiçoar ou melhorar o que está sendo praticado e a criação da nova entidade não traduz isso para os trabalhadores.
“A NEOS não pode existir apenas por interesse financeiro dos acionistas , mas em primeiro lugar olhar o futuro dos seus participantes e assistidos”, afirmou a diretora eleita da FASERN Liane Chacon.
A Intersindical solicitou esclarecimento da pretensão da Holding em fazer migração dos participantes para novo plano previdenciário da Néos, assinalando ser prejudicial para os que aceitarem a mudança, bem como, os participantes das fundações das empresas distribuidoras, solicitando que o assunto seja tratado com a imediata atenção.
A Intersindical apontou, ainda, várias divergências no novo plano que prejudicam os trabalhadores e iniciou assinalando 15 pontos danosos aos trabalhadores a exemplo de: governança, custeio e melhores práticas. A Holdind ficou de retornar com respostas na próxima reunião sobre os apontamentos realizados.
A Intersindical questionou e rechaçou os postos de atendimentos aos trabalhadores locais, em função aos atendimentos existentes hoje em suas Fundações, deixando claro que o modelo não significa nenhuma melhoria.
Foi também discutido com a Holding o teor dos editais de privatizações das distribuidoras do Nordeste, sendo verificado que há divergência em seus entendimentos. Por fim, foi confirmado uma nova reunião, em Natal, no próximo dia 14/05/19.
Gifit Card
A Intersindical questionou a data exata para pagamento do cartão Gift Card, já que as empresas têm, conforme acordo coletivo, até o final do mês para pagar. O superintendente de relações trabalhista se comprometeu em confirmar a data para o pagamento até o fim desta semana.
Seja o primeiro a comentar