
De forma inédita, a primeira reunião entre as bancadas da Intersindical e da Neoenergia foi realizada na cidade de Juazeiro. Esta é primeira vez que o encontro ocorre em 14 anos. A decisão tem uma grande simbologia, já que reforça a unidade entre os trabalhadores de Pernambuco e da Bahia, estados que compõem a Intersindical Neoenergia e que vão caminhar lado a lado na campanha salarial unificada deste ano.
A Intersindical teve mudanças positivas. A nova atuação visa estreitar aind mais as relações com a base, interiorizando o debate e captando o sentimento da categoria. Isso reflete em maior mobilização, sobretudo na união que se reforça entre os trabalhadores dos dois Estados que compõe a entidade.
A primeira reunião não teve caráter negocial. Serviu para retirar dúvidas sobre os itens constantes nas pautas, garantir a prorrogação do ACT atual, além de definir o protocolo das negociações, inclusive a proposta de calendário.
Os dirigentes da Intersindical aproveitaram a oportunidade para reforçar a necessidade da Neoenergia e das empresas de valorizarem os seus trabalhadores, refletindo no ACT o reconhecimento pelo empenho e pela contribuição que eles têm nos resultados alcançados nos últimos anos.
“Foi muito simbólico para nós a realização deste encontro justamente nas cidades que fazem divisa da Bahia com Pernambuco, mais que isso, ambas abençoadas pelo Velho Chico. Queremos que a campanha tenha essa marca de unidade e de energia”, destacou o coordenador da Intersindical, Gilberto Santana.
Já o Secretário, Roberto Palma, valorizou a escolha das cidades de Juazeiro e Petrolina, lembrando que elas simbolizam a união, o desenvolvimento e a cultura do Vale do São Francisco, exemplos de desenvolvimento e prosperidade. “Que esta áurea que marca as duas cidades inspirem também os representantes patronais durante toda a campanha”, frisou.
Vice prefeito de Juazeiro prestigia reunião da Intersindical Neoenergia
Uma campanha salarial vitoriosa se faz com uma construção periférica forte. Por isso, para nós, a presença do vice prefeito da cidade de Juazeiro, Tiano Félix, é um fator político importante, já que marca o estreitamento da relação e reconhecimento institucional da Intersindical.
Taino prestigiou a reunião e deixou claro sua disposição em ajudar no processo, reafirmando o apoio institucional a Intersindical. Para ele, é possível ter uma parceria onde a Intersindical pode inclusive contribuir nos projetos de desenvolvimento que prefeitura realiza com o Estado da Bahia. “É bem vinda essa união para que posamos discutir pontos que envolvem direta ou indiretamente os trabalhadores do Grupo”, afirmou o vice prefeito.
Atuação em parceria fortalece a unidade e a luta dos trabalhadores do Grupo
A Intersindical passou por mudanças no início deste ano. O novo coordenador, Gilberto Santana, e o Secretário Geral, Roberto Palma, inauguraram uma nova filosofia de trabalho que prioriza a unidade entre os sindicatos e busca uma aproximação maior com as bases. Além disso, o fortalecimento das relações entre os dirigentes se traduz em união dos trabalhadores dos dois Estados que compõem atualmente a organização.
Para Gilberto, é fundamental reforçar a lógica da construção pela base. “Sob nossa coordenação, queremos manter um ambiente harmônico e produtivo de debates. Isso se traduz em uma categoria mais forte e melhor representada. O secretário Geral, Roberto Palma, reforça também a importância da unidade. “A luta dos trabalhadores é sempre mais forte quando há unidade”.
Conheça mais sobre os dirigentes
Gilberto Santana – Coordenador da Intersindical – Coelbano, com mais de 30 anos dedicados de Coelba, Cientista Social com ênfase em Ciência Política, Educador popular, Secretário de Formação política do Sinergia, Diretor da FRUNE, Membro do Coletivo de Formação da CUT e analista político. Gilberto Santana iniciou sua militância no movimento estudantil.
Foi coordenador do Sinergia e da campanha da Coelba, organizando a primeira greve geral, após a empresa privatizada.
Roberto Palma – Secretário Geral da Intersindical – Celpeano com mais de 30 anos de empresa e mais de duas décadas de atuação no movimento sindical, Roberto Palma iniciou sua trajetória política ainda jovem, nos movimentos sociais de sua cidade natal, Juazeiro da Bahia. Foi militante do PCB por 30 anos e ingressou na Celpe (atualmente Neoenergia Pernambuco) em 1992. Pouco tempo depois, passou a integrar o movimento sindical como delegado de base e, posteriormente, como diretor regional no Sindurb/PE.
Seja o primeiro a comentar