
Diante da postura inflexível da Coelba nas discussões sobre a proposta de manutenção do calendário laboral, o Sinergia acionou a Justiça para intervir no processo. Na última semana, o sindicato tentou uma mediação no MPT, mas a empresa manteve a posição e segue mantendo sua proposta de mudança.
A ação judicial questiona a alteração unilateral de calendário laboral em que obriga o labor a todos os trabalhadores no período de Carnaval, embora historicamente e reiteradamente – inclusive na vigência do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2025 – a empresa sempre tenha concedido a segunda-feira, a terça-feira e a manhã da quarta-feira como folgas decorrentes de “datas comemorativas”, além de considerar as horas extras dos trabalhadores designados para laborar em tal período.
Importante destacar que o sindicato tentou negociar com a empresa para que adotasse os mesmos critérios dos Calendários de todos os anos anteriores, mas a Coelba insiste em manter sua decisão, inclusive após mediação no âmbito do Ministério Público do Trabalho.
A assessoria jurídica aguarda o posicionamento da Justiça sobre o pedido realizado. Paralelamente, o Sinergia mantém a categoria mobilizada, realizando mobilizações que serão intensificadas, caso a empresa não recue em relação a mudança.
Seja o primeiro a comentar