Em negociação difícil, dirigentes conseguem melhorar proposta inicial da holding. Decisão será de forma soberana dos trabalhadores.
Fruto de um processo negocial difícil, a FRUNE conseguiu melhorar a proposta inicial da Eletrobras para a PLR dos trabalhadores do sistema elétrico nacional, entre eles, os chesfianos. Em mesa, os dirigentes conseguiram assegurar o adiantamento de 80% do pagamento da PLR para o mês de abril. Além disso, mesmo com grande resistência da Eletrobras, conseguimos introduzir um piso salarial mínimo para os mais baixos rendimentos, bem como modificar o peso de certos indicadores.
Consideramos importante o fato de conseguirmos em mesa a garantia de que o piso seja de R$ 15.000,00 e que o valor do teto da PLR seja de R$ 50.000,00, valores que beneficiarão os trabalhadores que possuem baixos salários. Ademais, o rebalanceamento das metas para que o atingimento em 100% fosse maior ainda.
É preciso destacar que o processo de negociação envolvendo a PLR de 2023 foi marcado por grandes dificuldades imposta pela direção da Eletrobras. A nova lógica da empresa privatizada busca uma clara adequação ao que é praticado no mercado. Nesse particular, os dirigente tiveram que buscar situações que preservassem dentro do possível uma PLR mais justa. “É um processo que, apesar de já existir, recomeça. Então precisamos caminhar novamente para conseguirmos ir avançando ao longo dos anos”, destaca o presidente da FRUNE, Raimundo Lucena.
Na próxima terça, 27, os chesfianos decidirão na assembleia virtual, de forma soberana, sobre a proposta alcançada em mesa.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA
CONFIRA O RESUMO DOS ITENS DA PROPOSTA:
Público alcançado: Trabalhadores não gerentes e gestores que continuam no pacote antigo de remuneração da Eletrobras;
Gatilho: PLR condicionada à existência de lucro líquido;
Limites: 6,25% do lucro líquido ou 25% dos dividendos, o que for mais baixo;
Pagamento: 2 remunerações fixas para cada trabalhador;
Antecipação de pagamento: (Em caso de aprovação dos trabalhadores): 80% da PLR em 11/04/2024 e adiantamento do 13º salário em 16/03/2024;
Seja o primeiro a comentar