Com luta do Sinergia, governo federaliza Hospital Nair Alves

Uma luta antiga do Sinergia e de diversas outras entidades e movimentos populares da região de Paulo Afonso e cidades vizinhas teve resultado posivivo nesta semana. Após decisão política do Governo do Presidente Lula, sob a articulação do Ministério da Educação, através do Ministro Camilo Santana,  o Hospital Nair Alves de Souza – HNAS foi federalizado, passando a fuincionar como Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, vinculado ao curso de Medicina do seu campus em Paulo Afonso, que também foram criados pelos Governos Petistas, tanto do presidente Lula, como da presidenta Dilma.

O Sinergia destaca a relevancia importância e os benefícios, em diversas áreas, mas principalmente para a Saúde dos pauloafonsinos  e dos demais moradores de toda  região. “O Hospital Nair Alves é fundamental para toda região, inclusive para os moradores dos estados vizinhos, que também utilizam esse equipamento de excelência na área de saúde. Durante anos este hospital presta serviços essenciais de atendimento à saúde, essenciais para o funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS”, descata o presidente e diretor do Sinergia, Raimundo Lucena (Raimundinho).

A federalização reforça a descentralização dos serviços de média e alta complexidades e atende à necessidade dos novos cursos de medicina no interior. Mas a luta pela manutenção do hospital é antiga. O seu sucateamento teve início, sobretudo, após a Privatização da Eletrobras/Chesf, que iniciou um processo de descontrução das ações sociais da Chesf em todo Nordeste. “Nossa luta em defesa da Eletrobras/Chesf tem haver com os impactos que a venda da empresa tem no relaciomento com as comunidade e contrapartidas sociais. O Hospital Nair Alves é um exemplo desse descaso com as comunidades. A  Chesf privatizada não tem nenhum compromisso com as pessoas. Sua prioridade é o lucro para os acionistas”, explica Raimundinho.

Agradecemos a sensibilidade do Goveno do Presidente Lula, através do Ministro da Educação, além das lideranças Políticas, Entidades e Movimentos Populares que ajudaram nesta luta. Nosso muito obrigado e nossa imensa gratidão!

Raimundo Lucena – Raimundinho

Presidente da FRUNE e Diretor do Sinergia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*