Solicitada pelo Sinergia, acontece nesta quinta, 13, às 10h, a audiência de mediação no MPT em relação a mudança do calendário laboral imposto pela Coelba. Esta é mais uma oportunidade que a empresa tem de dialogar, refletir e rever a situação que tem causado um grande prejuízo para o clima organizacional. A mudança afeta o uso dos dias pontes e interfere na programação de folgas no período do Carnaval.
Importante destacar que, desde a divulgação da mudança, o Sinergia tem buscado dialogar com a empresa, tentando resolver o impasse em mesa de negociação. Entretanto, a Coelba se mantém inflexível, mostrando que não valoriza seus trabalhadores. Na prática, apesar de afirmar que “seu maior patrimônio são os funcionários”, a Coelba adota práticas que, claramente, contradizem esse discurso.
Para além da perversa mudança do calendário laboral, os Coelbanos enfrentam diariamente um ambiente de pressão extrema, com metas inalcançáveis e, em diversos casos, até práticas de assédio moral e ameaças de demissão. Tudo isso, recheado com a falta de recursos que compromete a execução dos serviços, forçando os trabalhadores utilizarem materiais inadequados. Exemplo disso é a frota de veículos sucateada, causando disputas internas entre funcionários e lideranças locais.
Na última semana, o sindicato denunciou a exigência do uso de celulares particulares para atividades laborais consideradas uma prática ilegal, já que a empresa é responsável por fornecer os equipamentos necessários para o trabalho. Pior que isso, quem não atende ou responde rapidamente as mensagens é classificado como “reativo” e sofre retaliações.
Em resumo, não se trata apenas da mudança do calendário laboral. Ela apenas se soma a uma série de práticas perversas e demais descasos da empresa em relação aos seus empregados. Situações, portanto, que oportunamente iremos denunciar, já que esta mediação tem apenas a situação do calendário laboral como pronto de pauta. categoria deve se manter mobilizada.
Não há como conseguir avanços sem luta. A orientação do Sinergia é que a categoria deve se manter mobilizada e atenta para o chamado do sindicato. É preciso mostrar para a empresa nossa insatisfação e disposição de luta em defesa dos nossos direitos. ATENDA AO CHAMADO DO SEU SINDICATO. ELE ESTÁ LUTANDO POR VOCÊ!
FAKE
Circulou em aplicativo de mensagens um documento sobre suposta mudança da Norma de Viagem, alterando de 50para 150 km o fornecimento de lanche. Esclarecemos que a informação não procede. Inclusive, em 2024, esse tema foi resolvido após intervenção do Sinergia, representando uma importante vitória da categoria. Lamentamos que alguns aproveite o momento de mobilização para divulgar notícias falsas, confundindo e irritando ainda mais os trabalhadores.
Seja o primeiro a comentar