Representantes da Frune, do CNE, dos sindicatos do Nordeste, Senge (Pe) e demais entidades se reuniram hoje, 29, através de videoconferência, com o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmera, a vice Governadora Luciana Santos e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, Deputado Danilo Cabral. O encontro marca a retomada por parte das entidades e demais setores da sociedade das articulações no âmbito político na de luta contra a privatização da Eletrobras/Chesf. Câmara é um grande aliado nesta difícil batalha. O Governador tem assumido um papel de liderança, inclusive unindo os demais governadores do Nordeste na defesa da Chesf.
Neste encontro, o Governador informou que, apesar do momento difícil causado pela pandemia, as discussões em torno dessa questão é fundamental. Paulo inclusive agradeceu aos dirigentes pela atualização das informações sobre essa temática, que serão imprescindíveis na disputa que será travada em defesa da Chesf.
Os representantes sindicais abordaram os prejuízos de uma eventual privatização, alertando sobre os graves prejuízos ao país, notadamente no que diz respeito à soberania nacional, com perda do controle do estratégico setor elétrico, à segurança energética, o que implica na ausência de um instrumento estatal para a execução de obras que deem ao país a garantia de suprimento energético e aos consumidores, que terão que arcar com o aumento na já cara tarifa de energia’.
EMPRESA ESTRATÉGICA PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS
No momento em que o Brasil sofre com a maior crise econômica de sua história, com a eliminação de milhões de empregos e onde o setor privado encontra-se retraído diante das incertezas, a Chesf e o Sistema Eletrobras, como empresas públicas de infraestrutura, com capacidade financeira e know-how no desenvolvimento de grandes projetos, pode e deve ser utilizada como instrumento para a reativação da economia nacional.
No passado, a Eletrobras e a Chesf já ajudaram o Brasil a superar inúmeros desafios. Nos anos 50 e 60 criou a infraestrutura necessária para a industrialização, nos anos 70 ajudou o país a atravessar os choques do petróleo e nos anos 2000 ajudou o país a vencer o racionamento. Hoje a empresa está pronta para colaborar com o país e ajudar a vencer mais esse desafio, gerando energia, desenvolvimento, emprego e renda para o Brasil.
A luta em defesa da Chesf pública segue em todos os lados. Ao término da reunião, o governador assegurou que vai manter o empenho e colaborar com a articulação política, inclusive rearticulando os demais Governadores do Nordeste, mantendo também seu mandado à disposição das entidades para ajudar na luta. #TodosUnidosContraAPrivatização
Seja o primeiro a comentar