Orgulho. Essa é palavra que melhor define o sentimento da categoria eletricitária após a aclamação da chapa que irá dirigir a CUT Bahia no período de 2019-2023. Na nova direção, eleita no 15º Congresso Estadual, estão as companheiras eletricitárias e diretoras do Sinergia Cristina Brito e Júlia Margarida. Todo processo de construção de uma chapa de unidade teve a contribuição do companheiro Paulo de Tarso, diretor do Sinergia e presidente da CNU, e do Coordenador Geral do Sinergia Rafael Oliveira.
Cristina Brito assume a Secretaria Geral da CUT Bahia. Pasta estratégica na implementação das políticas da Central e da relação com os sindicatos filiados. Pelo perfil combativo, nossa companheira irá estreitar os laços com as bases, favorecendo o crescimento da CUT no Estado.
Já a companheira Júlia Margarida vai compor a direção estadual, onde terá a missão de capilarizar as políticas estratégicas de luta da Central, fomentado o debate nas bases e a formação de quadros, além da defesa dos interesses da classe trabalhadora de um modo geral.
Conheça um pouco da história das nossas diretoras:
Cristina Brito
Iniciou sua trajetória política na Pastoral da Juventude, na década de 80. No setor elétrico, foi delegada de base, na Coelba, chegando à diretoria plena e, depois, à diretoria executiva do Sinergia. Foi diretora da CUT/Ba, suplente do Conselho Fiscal da Frune, representante titular do Conselho Fiscal da FNU. Cristina foi a primeira mulher a coordenar o Sinergia. Acumula mais de 25 anos dedicados às lutas sociais. É uma liderança que orgulha a categoria eletricitária pela sua determinação.
Julia Margarida – Com mais de 16 anos de Chesf, Julia já atuou como Delegada de base de 2016 a 2018. Se destaca na luta contra a privatização da companhia e pela sua atuação nacionalmente pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários, representando a Bahia e o Sinergia. Coordenou a última campanha da Chesf. Na CUT, foi membro do Coletivo de Formação e Integrante da plataforma camponesa e operária.
CUT BAHIA TERÁ PELA PRIMEIRA VEZ MULHER DA PRESIDÊNCIA
Maria Madalena Oliveira Firmo (Leninha) – Esta é a primeira companheira que vai presidir a Central baiana na história. Grande liderança da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (Fetraf), Leninha tem uma história de enfrentamento com o patronato. Sua habilidade e liderança, credenciaram a assumir a CUT Bahia em um dos momentos mais delicados para a classe trabalhadora.
Para todos os companheiros(as) que compõem a nova direção da CUT Bahia desejamos sucesso nessa empreitada, nos colocando, desde já, como parceiros para as lutas e a defesa das bandeiras cutistas em todo Estado. Teremos pela frente a difícil tarefa de caminhar num contexto adverso no cenário político e social com mudanças profundas no mundo do futuro do trabalho, que impõem ao movimento sindical bravura e firmeza na sua condição.
Parabéns e sucesso a todos e todas!
Seja o primeiro a comentar