Após a realização da primeira mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), realizada no último dia 24/06, em Brasília, um novo encontro será realizado hoje, onde as partes tentarão chegar a um acordo para o ACT dos eletricitários da Eletrobras e suas subsidiárias. No último encontro, os trabalhadores concordaram com a proposta feita pelo vice-presidente, ministro Renato de Lacerda Paiva, que inclui prorrogação do acordo coletivo até o final de julho. Para esta reunião o diretor Raimundo Lucena representará o Sinergia.
O impasse ocorre em razão da Eletrobras insistir na exclusão de cláusulas históricas, especialmente aquelas que protegem a categoria contra a DEMISSÃO EM MASSA. Importante lembrar que após a seis rodadas de negociação não houve avanços, uma vez que a Eletrobras manteve a posição de retirar direitos. Nesse sentido, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) solicitou a abertura de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o objetivo de buscar uma solução consensual. Só então a empresa aceitou retomar as negociações.
Em relação ao reajuste salarial, a proposta da Eletrobras foi de 1,5%. O INPC-IBGE acumulado em 12 meses, até abril, é de 5,07%.
Mais informações em nosso site após o termino da reunião.
Seja o primeiro a comentar