Sinergia presente em Ato realizado em Petrolina da luta contra a privatização da Chesf

Dirigentes do Sinergia, em conjunto com diversas entidades de classe e instituições da sociedade civil organizada, realizaram neste sábado, 02, uma Grande Caminhada pela revitalização do Velho Chico e contra a privatização da Chesf. A ideia do movimento é pressionar o Governo Federal a iniciar, com urgência, os estudos ambientais para promover a interligação entre as bacias dos rios Tocantins e São Francisco, além de denunciar a tentativa de privatização da companhia.

A concentração teve início às 9h30 na Praça do Galo, centro da cidade, com todos os participantes vestidos de branco. A partir deste ponto, o grupo percorre as principais ruas do entorno até a Orla, onde deram um abraço simbólico no Velho Chico. O evento contou com a participação do deputado federal Gonzaga Patriota e vereadores de Petrolina e movimentos sociais.

A interligação a bacia do Rio Tocantins ao Rio São Francisco é uma idealização do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE). Criado há mais de 20 anos e já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, o Projeto de Lei n° 4.797/90, transformado no PL nº 6.569/13, visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

A precipitação média anual na bacia do Rio Tocantins é de 1.600 mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro, enquanto isso, a região semiárida do Rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600 mm anuais. A vazão média do Rio Tocantins é de 13.600 m3/s e a do Rio São Francisco 2.846 m3/s, esse, hoje, com 500 m³/s.

“O Sinergia vai participar de todas as atividades contra a privatização e em defesa da Chesf”, garantiu o diretor Gilberto Santana.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*