Pressão surte efeito e Neoenergia apresenta os números da PLR 2016
Após os acionistas sinalizarem um eventual atraso no pagamento da PLR dos trabalhadores do grupo, a Intersindical, através dos sindicatos representativos (Sindurb, Sintern e Sinergia), colocaram a categoria em estado de alerta. A postura contundente dos dirigentes resultou na aprovação dos números pelos acionistas, que decidiram colocá-los na mesa durante a reunião desta segunda, 24, em Recife, convocada emergencialmente pela direção da holding.
É preciso lembrar o esforço da Intersindcal para garantir o pagamento da PLR no menor prazo possível. O empenho rendeu frutos ao longo do processo. Ainda no início de abril, a luta dos dirigentes sindicais reverteu a posição inicial da Neoenergia de efetuar o pagamento somente após todo processo ser finalizado. Com isso, foi possível garantir R$ 1.500,00 a título de adiantamento, ainda no dia 07/04, o que resultou numa Semana Santa mais feliz para os trabalhadores.
Nas últimas semanas, diante da omissão dos números e indefinição dos acionistas, a Intersindical foi proativa e mostrou uma posição enérgica em não aceitar o atraso ou retardamento deliberado no pagamento da PLR como vinha se desenhando. Os dirigentes realizaram articulações nos últimos dias, se traduzindo em pressão para os representantes dos acionistas e, finalmente, em definição do pagamento para o dia 28/04, considerando aprovação dos trabalhadores.
O contato com os acionistas foi no sentido de garantir o cumprimento do acordo, ressaltando inclusive que os trabalhadores já tinham feito sua parte para assegurar o resultado expressivo alcançado pelas empresas em 2016, apesar do momento econômico adverso em que o país atravessa.
Números da PLR – Os números apresentados representam uma PLR expressiva em todas as empresas. Mas, o resultado não ocorreu por acaso. Ele foi alcançado graças ao empenho dos trabalhadores durante todo o ano. É preciso destacar, também, que a Intersindical fez gestão, em outubro de 2016, no sentido de aprimorar as metas propostas, que poderiam comprometer a obtenção dos resultados alcançados.
Na Coelba, maior empresa do grupo, os números alcançados da PLR são os seguintes:
Pontuação: 859 pontos
Percentual do Ebitida: 1,95%
Valor da distribuição: 21.930 milhões
Parte Fixa: R$ 4.324,00
Garantia da data – Apesar dos indícios passados pelos acionistas em retardar o pagamento da PLR, a postura firme dos dirigentes sindicais em não aceitar qualquer manobra neste sentido, garantiu que o pagamento da PLR seja realizado em 28/04 para todos os trabalhadores da Coelba, Celpe e Cosern.
Assembleias – Os sindicatos vão realizar as assembleias, no periodo de 25 à 27/04, com caráter deliberativo. Na oportunidade, serão informados os números finais para apreciação e deliberação soberana dos trabalhadores.
Na Bahia, o Sinergia irá realizar as assembleias deliberativas no próximo dia 26/04 (quarta-feira), em todo estado.
Seja o primeiro a comentar