Sindicato define datas para assembleias para apreciação de proposta

A direção do Sinergia definiu o período para realização das assembleias de apreciação da proposta da campanha salarial 2025. Os dirigentes vão analisar, juntamente com os coelbanos, as propostas alcançadas em mesa e oficializadas pelo Grupo Neoenergia e pela Coelba para as pautas unificadas e específicas, respectivamente.

É preciso esclarecer alguns pontos sobre a aparente demora na definição das assembleias.

Primeiramente, foi a própria Coelba que definiu o calendário negocial, retardando a apresentação de propostas e evitando a resolução dos itens prioritários. Aparentemente, a ideia era justamente deixar a categoria angustiada com o fechamento do acordo, induzindo o desfecho ao seu interesse.

Diante da proposta apresentada, que compromete nossos direitos e não garante avanços nos itens prioritários da categoria, o sindicato tem buscado alternativas para conseguir novas possibilidades, ou seja, construir novas pontes para mediar o impasse.

Pesa sobre o Sinergia a responsabilidade de evitar a concretização de um acordo com erosão de nossos direitos. Isso está posto no reajuste do plano de saúde, na ameaça ao emprego quando a empresa tenta impor a obrigação da apresentação do CNIS, na falta de garantia para os eletricistas que mudem de jornada e tenham incorporado ao salário as vantagens que possuíam anteriormente, na ausência de um termo sobre os 19,05%, na falta de um termo sobre o compliance que assegure o direito ao contraditório, na não resolução definitiva do transporte de Camaçari e de Itabuna e na pendência da Hora Atividade dos eletricistas de Linha Viva.

O Sinergia sabe que a categoria é soberana para tomar suas decisões. Ocorre que também é responsabilidade do sindicato esclarecer as consequências. Não podemos ser tomados pela emoção de embolsar o valor alcançado pelo abono e permitir que isso ofusque perdas iminentes. Nosso ACT precisa ter ganhos perenes. Permitir retrocessos pode nos causar danos irreparáveis e abrir possibilidades para mais perdas no futuro. Evitar que isso ocorra, portanto, é a prioridade do sindicato.

Definição das datas

Considerando os festejos de final de ano e a necessidade de realizar um debate aprofundado, com ampla reflexão sobre a proposta apresentada, o sindicato definiu o período de 05 a 17 de janeiro para a realização das assembleias deliberativas. Nesse intervalo, apesar das dificuldades de contato, serão buscados novos agentes para intermediar resoluções sobre as situações elencadas.

Por fim, sabemos da grande ansiedade da categoria. Contudo, pesa sobre nós a responsabilidade de permitir, ou não, um acordo que contém ameaças às nossas conquistas. De modo geral, houve evolução, mas ainda existem situações que representam portas abertas para futuros retrocessos, e isso queremos evitar.

Atenciosamente,
Direção do Sinergia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*