76 nos orgulhando. Parabéns, Chesf!

A Chesf nos presenteia com sua energia e nos orgulha cada vez que o Nordeste se desenvolve mais por sua contribuição para a região. Setenta e seis anos de muita energia, inovação e desenvolvimento são completados nesta sexta-feira, 15 de março.

Para ampliar este dia especial, não podíamos deixar de falar como a Chesf foi pioneira e inovadora em todo Nordeste, trazendo não só o desenvolvimento como também sendo a responsável por preservar as margens do nosso patrimônio imaterial, o Rio São Francisco. Foram plantadas mais de um milhão de mudas de árvores, a partir da sua sementeira construída em Paulo Afonso.

Em 2019, praticamente toda a produção de alimentos por meio da irrigação em Petrolina e Juazeiro da Bahia se deveu aos investimentos da Chesf na construção e operação do reservatório de Sobradinho. Ao longo das suas sete décadas de vida, a empresa implantou novas cidades com toda uma moderna infraestrutura, inclusive de saneamento básico, e vários perímetros irrigados. A Chesf é de fato essencial para o nosso Nordeste!

Por isso, é triste lembrar que ela foi privatizada pelo governo Bolsonaro que não levou em conta a importância econômica, histórica e cultural da empresa para toda a nossa região. Atualmente, todas as decisões políticas, estruturais e estratégicas da empresa são tomadas pela Eletrobras. Assim, a Chesf perde sua autonomia no Nordeste, o que prejudica toda população.

Contudo, os sindicatos seguem lutando. Queremos que o Nordeste não seja deixado de lado no desenvolvimento energético nacional. Nós temos muita história para permitir que isso aconteça, sete décadas não são sete dias. E ao longo dessas sete décadas, produzimos energia de sobra para vender e alimentar o desenvolvimento do Brasil em permanente inovação, atuando em energia renováveis (Eólica e Solar) e na transposição das águas do São Francisco para os estados do Nordeste.

Neste dia 15 de março, parabenizamos, mais uma vez, a Chesf e seus trabalhadores(as) pelos 76 anos de compromisso com a região Nordeste e com o Brasil, que mesmo diante de todas as crises e de sua indevida privatização segue nos orgulhando!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*