Lançada a Frente Parlamentar em Defesa das estatais do Nordeste

0
96

Direção da Chesf não comparece em evento que contou com os dirigentes de diversas empresas que contribuem com o desenvolvimento da nossa região

Com a participação dos dirigentes da Frune, foi lançada na última quarta, 05, a Frente Parlamentar em defesa de Instituições que colaboram com o desenvolvimento do Nordeste. O evento foi realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo é abrir um espaço de debates sobre a realidade desenvolvimentista da região e proteger as nossas principais estatais, entre elas, a Chesf.

O grupo será presidido pelo deputado Roberto Pessoa (PSDB-CE). Os deputados José Alves Rocha (PL-BA) e Sebastião Oliveira (PL-PE) serão vice-presidentes, e o deputado Beto Rosado (PP-RN), secretário.

A FRUNE, através do seu presidente Raimundo Lucena e do Secretário de Energia Fernando Neves, valorizaram a iniciativa e destacaram a importância de defender o desenvolvimento do Nordeste, fortalecendo e preservando as empresas fundamentais para a nossa região.
O diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, afirmou que a iniciativa é importante para que o país continue se desenvolvendo. “Cabe a nós a responsabilidade de fazer a defesa dessas instituições “, explicou.

Chesf ausente – Mostrando a falta de compromisso com a sua própria preservação, a direção da Chesf foi a única a se ausentar do lançamento da Frente Parlamentar. Por outro lado, o evento contou com a presença do Diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, do diretor de Infraestrutura Hídrica, Roberto Otto Massler, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Felipe Belchior, o diretor Administrativo, Gustavo Medeiros Paiva, o procurador Federal, Arlem de Queiroz Sousa, todos os coordenadores estaduais do DNOCS, Adriana Melo Alves, representando o Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, além do Superintendente da SUDENE, Mário de Paula Guimarães Gordilho, além de técnicos de vários setores e representantes de outras instituições.

Compromissos assumidos

Os dirigentes dessas instituições assumiram o compromisso de realizar ações que resultem na preservação das empresas e do desenvolvimento do Nordeste. A Frune irá apoiar as iniciativas que garantam o fortalecimento da luta contra a privatização da Chesf e das demais empresas públicas de nossa região.

Dirigentes destacam importância da Chesf para a região 

Durante a atividade, os dirigentes da Frune, Raimundo Lucena e Fernado Neves, tiveram a oportunidade de reafirmar a importância da Chesf para o Nordeste. O potencial da companhia, sua solidez e as perspectivas de geração de emprego na região, além da defesa do Rio São Francisco foram destacados pelos diretores nas suas intervenções.

“É inegável o papel estratégico que a Chesf desempenha. Sua área de atuação é ímpar, pela responsabilidade e ações destinadas à toda sociedade, sejam essas ações de caráter ambiental, ligado à sobrevivência do Rio São Francisco, social, cultural, financeiro, seja com a absorção dos profissionais formados pelas universidades e escolas técnicas da região, seja na organização, provimento e assessoramento de comunidades carentes e afetadas por elas, seja na geração de postos de trabalho. A Chesf promove o desenvolvimento regional onde está inserida, formando a memória viva da população uma identidade e uma referência”, destacou Lucena.

Fernando Neves destacou que a Chesf é um símbolo para o Nordeste. Pioneira no estudo e desenvolvimento de fontes alternativas de energia, domina a tecnologia de construção de usinas em rocha (como as hidrelétricas do complexo de Paulo Afonso), acumula um profundo conhecimento técnico sobre as particularidades da região, sobre a gestão das águas do Rio São Francisco e do controle de sua vazão para o uso múltiplo do rio, inclusive essencial para o abastecimento da transposição deste para atender todo Nordeste.

 

Escreva seu comentário