jogo de xadrez

Plano de saúde foi objeto de discussão. Impacto dos reajustes das alíquotas para equilíbrio econômico financeiro do benefício é visto com extrema cautela pelo sindicato

E m mais uma rodada de negociação da campanha salarial, as bancadas se dedicaram a discutir o plano de saúde. Após a análise dos números que faltavam serem apresentados pela Coelba, os dirigentes sindicais debateram com a empresa a melhor forma de realizar o equilíbrio econômico financeiro do benefício, sem prejuízo para os beneficiários.

Nas discussões, com habilidade, o Sinergia afastou a possibilidade de os trabalhadores assumirem qualquer passivo que possa existir em relação ao plano de saúde. Ou seja, a empresa tem a obrigação de o manter equilibrado para garantia permanente deste benefício. De forma responsável, contudo, a direção do Sinergia entende que é preciso ter cautela para avaliar a melhor forma de garantir a saúde financeira e a justiça para o plano.

Importante destacar que o sindicato vem mantendo as alíquotas congeladas há cinco anos, o que historicamente representa uma conquista que assegura a permanência dos seus usuários, em especial, os aposentados. Sobre os números do plano e a construção em mesa de uma proposta equilibrada, a bancada sindical sabe que há evolução nos custos médicos e demais serviços relacionados ao atendimento, mas esse processo de ajuste não pode ser danoso para os trabalhadores, sobretudo para os aposentados.

Proposta para o plano – Após um intenso debate, a empresa apresentou uma proposta que, no geral, mantém preservado o plano no modelo atual, com alteração no pré pagamento para ativos de 4,75% para 5,46% e, para aposentados, de 15,61% para 17,95%. Após analisar a proposta, os dirigentes sindicais concluíram como atitude prudente ampliar a avaliação do que foi apresentado pela Coelba com outros pares, inclusive representantes dos aposentados.

A bancada sindical se comprometeu em dar uma resposta sobre a proposta na próxima rodada. A direção do Sinergia iniciou ontem, 05, a avaliação criteriosa sobre a proposta da Coelba, inclusive com o apoio de alguns profissionais da área para auxiliar na análise dos números e no parecer técnico. O Sindicato vai informar a resposta da proposta para a empresa na próxima rodada.

Próximas reuniões – As próximas negociações com a Coelba serão nos dias 08, 12 e 13/11, em local a ser definido.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*