Coelba e Sinergia realizam primeira rodada da campanha salarial

0
218

Garantir uma campanha vitoriosa. Com este objetivo, o Sinergia iniciou as negociações com a Coelba para construção do acordo coletivo 2018. A reunião foi realizada nesta quinta, 04, em Salvador e marcou o compromisso das partes em manter uma campanha pautada no respeito e dentro de um processo de ganho mútuo.

A bancada sindical deu início a reunião e fez a solicitação de priorizar, já nas primeiras rodadas, a discussão sobre o plano de saúde, levando em consideração que este é o maior benefício dos trabalhadores e seu debate deve ser antecipado, inclusive pela sua complexidade. A Coelba informou que, devido ao processo de admissão dos novos coelbanos, o que vai interferir nos números gerais do plano de saúde, há a necessidade analisar a cláusula após esta situação avançar.

Os dirigentes sindicais salientaram que é necessário a Coelba priorizar a questão do plano e esse debate será sempre a prioridade para o sindicato nas negociações. “Sabemos da complexidade que a discussão do plano nos impõe, por isso queremos dar prioridade e construir uma proposta que preserve o nosso maior benefício”, ressaltou Paixão, coordenador da campanha.

Durante a reunião ficou acertado a prorrogação dos efeitos do acordo coletivo por mais 30 dias e, caso necessário as negociações ultrapassem o período, uma nova prorrogação será realizada. Foi solicitado também que a Coelba se posicione sobre os ajustes que estão sendo feitos na folha de pagamento. Segundo informações, vários trabalhadores tiveram seus vencimentos lançados com valores incorretos. A Coelba se comprometeu em avaliar todos os casos e ajustar, caso identifique erro, sem prejuízo ao trabalhador.

Calendário definido – Para dar continuidade ao processo de negociação, foram definidas as seguintes datas para as rodadas 09/10, 11/10, 16/10, 18/10, 23/10, 25/10, 30/10. A negociação definida para o dia 25/10 pode sofrer alteração em razão do indicativo de negociação nacional.  O próximo encontro, portanto, será na próxima terça, 09/10, em Salvador. Por fim, as partes definiram os detalhes do protocolo das negociações e iniciarão os debates das cláusulas já na próxima reunião.

“Estamos iniciando uma etapa importante. É preciso que cada trabalhador saiba da sua importância para fazermos uma campanha vitoriosa”, salientou José Paixão. As informações da campanha salarial podem ser conferidas em nosso site.

Escreva seu comentário