Pressão do Sinergia faz Coelba avançar nas negociações

Os dirigentes do Sinergia e da Coelba realizaram na última terça, 01, a quinta rodada da campanha salarial 2016/2017. Neste encontro, a Coelba tentou frear avanços, mas, acabou cedendo em alguns itens, após a cobrança dos dirigentes sindicais na mesa de negociação.
A empresa fez alguns ensaios para fechar em bloco algumas cláusulas, porém, o Sinergia solicitou melhoras pontuais no conjunto apresentado, o que não foi aceito pela empresa, impedindo o fechamento de mais cláusulas na reunião. Como a proposta em bloco foi retirada pela Coelba, já que não houve consenso, o sindicato sugeriu que a empresa tentasse apresentar novidades para a próxima reunião, que tem o indicativo de ocorrer no dia 10/11.
A rodada teve como saldo o fechamento de cinco cláusulas, são elas: 26ª – Contrato com Empreiteiras; 27ª – Época do pagamento salarial; 29ª – Exercício do poder disciplinar; 35ª – Taxa assistencial; 45ª – Licença maternidade.
Entre os avanços, podemos destacar a ampliação de uma hora no horário de almoço, sem prejuízo a sua jornada, para as mães poderem amamentar os filhos(as). Este benefício se estende até três meses do término da licença maternidade. “É uma conquista que vai estimular o aleitamento materno, refletindo em saúde dos filhos(as) das nossas trabalhadoras”, destaca a diretora Cristina Brito.
Outra garantia obtida pelo Sinergia é o pagamento de salários antecipado em dois dias úteis para o São João e Natal, permitindo que nestes períodos os trabalhadores possam realizar suas programações com mais tranquilidade. Já o exercício do poder disciplinar teve sua redação ajustada mais favoravelmente para os trabalhadores.
“Queremos garantir ganhos concretos em cláusulas sociais importantes. Entendemos que é possível evoluir de forma plural e, neste sentido, a empresa deve tentar encontrar um equilíbrio no conjunto do ACT”, salientou o coordenador geral da campanha José Paixão, alertando que a empresa deve manter o ritmo de avanço nas demais cláusulas que ainda não foram acordadas.
Reunião com a Neoenergia – No próximo dia 08/11, a Intersindical Neonergia vai se reunir com a direção da Holding. A expectativa dos dirigentes sindicais é que sejam apresentados os números dos itens financeiros e as respostas para as demais cláusulas unificadas.

Para a próxima reunião, o Sinergia espera que a Coelba reflita e busque as alternativas para garantir os demais avanços solicitados em mesa pela bancada sindical.

E não esqueça: as informações da campanha você confere
no nosso site ou na página do sindicato no Facebook. Você ainda tem a opção de cadastrar o seu email e receber o Alarme OnLine. Fique esperto e cadastre logo!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*