Nova rodada resulta em mais avanços. Amanhã (17) é dia de avaliar as propostas!

    0
    389

    O Sinergia e a Coelba realizaram nesta quarta, 16, mais uma rodada de negociação referente a campanha salarial 2016. No último encontro, realizado no dia 10/11, o Sindicato havia cobrado avanços em cláusulas que a categoria considera prioritária. Hoje, após uma intensa negociação na mesa, a bancada conseguiu importantes conquistas nos itens que estavam pendentes. A cláusula de Formação e Qualificação, por exemplo, terá 1 milhão de Reais para garantir o crescimento educacional dos coelbanos. O reajuste representa 13,45% neste ano e, para o próximo, está assegurado o mesmo percentual de correção. Além disso, o sindicato conseguiu ampliar o custeio da Coelba para 70% e melhorar alguns detalhes importantes na redação da cláusula.

    A cláusula de Auxílio dependente foi reajusta pelo INPC e terá no próximo ano o reajuste do INPC pleno com o incremento de mais 2,17%. Os trabalhadores que possuem adicional de penosidade terão o benefício do percentual ampliado para 6% sobre o SIR.

    Um avanço bastante importante trata-se da cláusula da Suplementação auxílios doença/acidente. O sindicato garantiu que a empresa assegure o Ticket Refeição, enquanto o benefício do INSS não for concedido. O Sinergia também avançou na ampliação do benefício para 54 meses. A Readaptação Funcional também foi ampliada para 50 meses.

    As cláusulas de Auxílio Funeral e Pecúlio Acidente serão unificadas em uma única cláusula, chamada de “Seguro de Vida”. Nestes itens há avanços consideráveis nos valores e na cobertura, que inclui agora o grupo familiar e aumenta as garantias em caso de eventos inoportunos.

    Plano de saúde – Apesar de não estar em discussão neste acordo, o plano de saúde terá garantido o congelamento das alíquotas até 2018, que representa um período de 6 anos sem reajustes. A cláusula teve uma alteração implementada, a pedido do Sinergia, que beneficia os aposentados. O prazo para exclusão por inadimplência, antes fixado em 60 dias, foi ampliado para 90. Há também a garantia de migração de 12 meses, podendo ser renovado por mais 12.

    “O resultado obtido nesta negociação, somado com as outras rodadas garante avanços extremamente importantes para a nossa categoria. É importante frisar que o Sinergia está obtendo estes avanços numa conjuntura adversa para os trabalhadores. Dessa forma, valorizamos ainda mais o que foi alcançado até agora na campanha”, destaca o Coordenador da Campanha, José Paixão.

    Com os resultados da mesa unificada já apresentados e concluída as discussões das cláusulas específicas, a direção do Sinergia vai realizar nesta quinta, 17, em todo estado, as assembleias deliberativas. A decisão agora é soberana da categoria!

    Confira o resumo detalhado de todas as cláusulas negociadas, incluindo os itens econômicos:

    dfgdgdfg